A Saga do Online do Black Ops

Posted: 19th Novembro 2010 by enghedi in Gamertalk, Opinião
Tags: , , , , ,

Já fui censurado, criticado, insultado e até expulso por causa do que vou dizer a seguir: “Lá em casa o Call of Duty Black Ops funciona optimamente no Multiplayer e não tenho breaks ou lag”…

Já pararam de insultar? Estou expulso da Xzine? Serei expatriado para Angola?

Mas é verdade. Não tenho mesmo. Desde o dia do lançamento que o jogo sem qualquer problema, já cheguei ao último nível (50) e estou a equacionar fazer ou não Prestige. Como eu, confesso, há poucos que não sentem problemas. Pessoalmente apenas conheço 3 que não estão com stresses de lag, stutters, breaks, crashes, bugs, glitches, enfim… Mas uma coisa é ser honesto e reconhecer que o jogo comigo não tem problemas, outra é dizer que o jogo está bom no online.

Desde stutters a meio do jogo que fazem com que o jogador se mexa como um slideshow, quebras de performance em momentos chave que não permitem disparar antes do adversário, freezes e crashes no arranque da sessão, lag de meia-noite de bradar aos céus, entre outros problemas, bem vos oiço no lobby a insultar meio-mundo a enumerar a quantidade de defeitos do jogo. Anteontem, lá saiu uma patch (1.03) para supostamente corrigir umas coisas ou outras, mas os problemas persistem, sobretudo o lag.

Das primeiras coisas que me lembrei era que não estariam a definir em “local only” o matchmaking. Bastava que colocassem em Default ou Local para calharem nalguma sessão fora da Europa e o lag era real. Mas em todas as ocasiões me diziam que estavam em Local Only. Depois seria uma questão do sinal HDMI estar ou não a forçar os 1080p na consola Playstation 3, mas de facto a minha estava  e estava com as definições no máximo, ora não jogasse eu Heavy Rain e outras maravilhas HD. Depois vieram routers, firewalls, etc, nada parece criar um padrão, excepto o próprio jogo e o matchmaking marado. Cheguei a comparar dados e não conseguimos mesmo um consenso.

Não vale a pena mencionar que a Treyarch tem um histórico negro de multiplayer inacabado e com problemas. Se no Call of Duty World At War o pretexto era que tinham outros projectos e outros jogos em carteira ao mesmo tempo, agora qual é a desculpa? Este modo multiplayer está cheio de bugs dignos de uma fase Alpha ou Beta de concepção. Com tanto secretismo, não seria desmesurado pensar que a fase Beta foi passada para trás com a Activision a pressionar o lançamento do jogo. Nunca vi um jogo ser lançado já com patches em cima. É verdade! No dia 9 de Novembro, á meia-noite e meia, ou seja, meia hora depois do lançamento oficial em quase toda a Europa e ANTES do lançamento nos Estados Unidos (por causa do fuso horário) já havia a patch 1.02 para instalar!!! Isto significa que o jogo entrou em fase Gold (entrou em processo de cópia) com problemas!

Agora, mesmo com 3 patches no bucho, o Black Ops continua cheio de problemas. O fórum da Treyarch está inundado de pessoal a queixar-se e muitas vezes começa a rebentar pelas costuras e é encerrado. A passividade da produtora é que me dá alguma confusão. Aqui está o produto de entretenimento mais vendido de SEMPRE e a Treyarch levou uma semana para lançar uma patch que nem corrigiu os erros mais graves…

Repito que comigo não se verificam estes erros, significa que há solução para estes erros, mas é ao nível da programação que algures na minha máquina funciona e na vossa não. A patch até veio melhorar algumas coisas ainda mais para mim. Parece-me que o matchmaking está muito melhor com sessões REALMENTE locais, já que já consigo jogar com tugas, algo que nunca acontecia. Mas estou solidário com os outros. Afinal se não conseguem jogar e desistem, acabo a jogar sozinho.

  1. [...] por causa dela, mas nunca chegamos a saber exactamente que merda é essa. Fear not camaradas, a X-Zine fez um post com muitos faCtos. Eis alguns excertos para todos terem oportunidade de ficarem imbuídos no [...]

  2. SIDSIDSID diz:

    Uma opinião minha a 19 de Novembro de 2010 at 11:37 pm

    Boas.

    Deixo aqui um comment ao BO (online multiplayer na Xbox360):

    O sistema de colisão neste BO, não está grande coisa:
    1 – reage aleatoriamente;
    2 – O delay entre os acontecimentos é evidente, devido ao Lag ou má programação típica da Treyarch.

    Cerca de 70% das colisões com o devido registo de acerto, são efectuados em espaços abertos (onde antes esteve ou não esteve o adversário). Com o uso do slowmotion, mais evidente se torna a situação, há que repensar o mecanismo de disparo deste FPS. Na prática ficará tudo na mesma.

    Sem o Stopping Power do MW2, a tarefa torna-se mais “desesperante”, e o sucesso aleatório das nossas mortes, passa por sermos menos eficientes mas mais pesados no gatilho: “spray and pray”. Infelizmente esta falha é ENORME num FPS.

    Filme dum Free For All:
    http://www.youtube.com/watch?v=MHowSsx5t5Y

  3. SIDSIDSID diz:

    Vale a pena ler:

    ZenCavalera7 | 20 de novembro de 2010 |

    Este era aquele modo de jogo que no inicio quando foi mostrado me despertou mais interesse, hoje em dia evito jogar isto ao máximo..o mau sistema de hit’s do jogo pode se deslumbrar por completo neste modo de jogo, alem disso o lag também tem um papel fundamental!
    Se um Camone vos mata com 1 tiro de Spas obrigatoriamente vocês têm que dar 3 e por aí a diante.
    As armas são medíocres, feias, reecoil mal calibrado, ou muito poderosas como é o caso da maioria das Smg’s ou muito certeiras como as assault..definitivamente a Tre*arch so tem jeito para fazer os cenários dos jogos, andou ao colo da IW durante estes anos mas por mais que lhes xuxa-se na tetinha não conseguiram descobrir a essência de um MP bem calibrado, polido, e viciante!
    Agora que a IW “acabou” a Tre*arch vai continuar a oferecer-nos merd* similar ao Black Ops porque já não vai ter a sua musa para copiar o que quer que seja! tenham vergonha na cara!
    Tanta edição de roupas e red dot’s tanta paneleirice, o jogo parece uma homenagem ao Castelo branco!
    Infelizmente o COD esta se a tornar num jogo para crianças, as crianças enchem as salas no live por isso se aposta em merd* sem nexo porque as crianças querem e as crianças dão dinheiro aos hotarios que tem ideias tais como meter um coração na red dot.
    O dinheiro é que os move, eles não ouvem a comunidade, se arranjam um defeito é óbvio que esse defeito não pode dificultar a vida de um noob porque a noobice também dá dinheiro!!! disseram que não ia haver quick scopes, mas eles estão lá! disseram que as killstreaks iam ser menos poderosas que as do MW2, e voltaram a mentir! até os cães são mais poderosos que a própria NUKE, imaginem o gunship!
    A originalidade da Tre*arch é movida a cifrões, o lema é: se da dinheiro ridicularizemos o próprio jogo em beneficio dos nossos bolsos! E foi isso que a Tre*arch/acti*ision fizeram, estragar um IP com promessas e paneleirices arregalando os olhos da putarada que nos gritam aos ouvidos e nos estragam os jogos e no final de contas que ganha são eles, a NUKE cai sobre nos porque compramos a merd* deles e as nossas queixas vão parar a lado nenhum..
    Talvez esteja na hora de nos despedirmos do COD tal e como o “conhecia-mos”

    RIP: COD4 – WE LOVE YOU

    em: http://www.youtube.com/watch?v=eLOJAXWR5xE&feature=sub

  4. enghedi diz:

    Porque é que quando eu escrevo dizem sempre que foi o Jeremias?

    Leiam o autor antes de ler o artigo… coitado do jeremias já estava a fazer as malas para Angola…

  5. Jeremias25 diz:

    @ice

    não fui eu que escrevi este post, foi o enghedi. Mas a minha é uma PS3 FAT… e prefiro não dizer os problemas que tenho a jogar Black Ops, porque já o fiz até à exaustão.

    Digo apenas uma coisa, quando compro um carro… conto que ele venha inteiro e a funcionar e não que me enviem um motor bom passado 1 semana, enquanto descobrem como resolver o problema de uma fuga qualquer… nem espero que me enviem as rodas de carro e enquanto espero vem com umas rodas de carroça… Detesto ser enganado. O jogo não estava bom, não o lançavam. Ou avisavam e aí só levava quem queria, ou no meu caso teria de imediato comprado a versão XBOX que parece “limpa”. Agora venderem o jogo como o melhor de sempre… e eu não o consigo jogar como deve ser… tenho de pensar duas vezes antes de carregar nos botões… mudar definição da PS3 de HD para “quase SD” para minimizar o caos… Poupem-me. São todos Chupa-Guita.

    Dá trabalho programar estes jogos para 3/4 plataformas diferentes? Ok Dá.
    Dá dinheiro para eles irem mamar margaritas na Polinésia Francesa? Dá.

    Então não se queixem e lancem o jogo como deve ser, nem que tenham de adiar as férias.

  6. admin diz:

    Jogo era preciso ser lançado, Activision tá-se a foder se o jogo tá com bugs ou não. Se fosse a Blizzard ou a Nintendo, adiavam. A curto prazo a Activision safa-se com o guito, mas o prestigio fica manchado e pode ter consequências, enquanto a blizzard e nintendo mantém o prestígio dos seus jogos durante décadas. Género musical foi explorado até ao tutano, e agora é o que é por alguma razão.

    Enfim, filosofias diferentes de encarar o negócio. O que interessa é que a Nintendo tá lucrado :P

  7. Pedo_Bear diz:

    faz prestige ó jovem!

  8. Iceburn91 diz:

    Vias já para angola que te f**** hahaha.
    Opa o jogo tem alguns erros mas eu so me queixo dos freeze de vez em quando, que me fazem desligar a consola. Nota se que em 100% dos casos quem tem slim tem mais erros no Cod xDDD.
    Qual é a tua jer? a minha é gorda e preta com letras brancas hahaha