Jogos Ps3 com Serial Number?

Posted: 8th Fevereiro 2011 by Jeremias25 in Gamertalk, Notícias, Opinião
Tags: , , ,

Devido aos fortes avanços dos Hackers no desmembramento do sistema de segurança da Playstation 3, que levou, inclusive, a Sony a mover um processo em tribunal, o Gigante Multinacional prepara-se, segundo algumas fontes, para implementar um sistema de SERIAL NUMBERS em futuros lançamentos de jogos para as suas consolas, ao mesmo estilo do que acontece nos PC’s. Isto é, para jogares um jogo terás de inserir um código que virá dentro da caixa do jogo, e permite-te “instalar/jogar” o jogo em 5 consolas diferentes, da mesma forma que acontece com conteúdos baixados da PSN Store.

O que é que isto implicará? À primeira vista parece apenas mais um obstáculo à pirataria que mais cedo ou mais tarde será novamente ultrapassada. Mas isso implica muito mais coisas…

O que será do Mercado de jogos usados? Como sabem as lojas que os “recompram” aos gamers se as 5 slots não foram já utilizadas? Vão desistir desse mercado? Ou irão usar esse factor para baixarem ainda mais o preço que oferecem por um jogo em 2ª mão?

Empresto os meus jogos a alguém? Ou é melhor não, para que não me gastem uma slot que poderá dar jeito no futuro?

Obviamente estamos a falar ainda de uma hipótese que ainda não foi confirmada oficialmente pela Sony, mas que parece claramente um caminho a seguir pela Sony.

Pela minha experiência recente, sei que a Assistência Técnica da Sony, apesar da má fama que tem, sobretudo devido à qualidade do serviço da Stockuno, funciona bem no que diz respeito a questões técnicas ligadas à ocupação de “Slots” de conteúdo baixado da Store. Tinha a minha conta PSN instalada em 5 sistemas diferentes e todos os 5 sistemas se avariaram sem que pudesse dar baixa da conta… e com um simples telefonema e confirmação de alguns dados pedidos, desbloquearam esses registos de forma a poder utilizar a minha conta num outro sistema entretanto adquirido. Aconteceu-me também um problema com o jogo Singstar. Ao contrário da maioria dos conteúdos da Store, as músicas do Singstare que se compram não ficam associadas apenas à conta PSN. Ficam também (e sobretudo) associadas ao sistema onde se efectuou a compra e só nesse sistema é que funcionarão.

Uma vez avariado o sistema de onde tinha adquirido meia-dúzia de músicas, tive de ligar novamente para a Assistência Técnica, e após confirmação de alguns dados solicitados, foi desbloqueado o conteúdo daquele sistema e pude fazer download novamente para a nova PS3.

Portanto, o que à partida parece vir a ser um grande obstáculo a atitudes banais que temos como é comprar um jogo em 2ªmão ou emprestar um jogo a um amigo, poderá ser solucionado com uma Assistência Técnica prestável, compreensível e inteligente, que crie formas simples de solucionar este tipo de situações.

No entanto, acredito que a implementação de Serial Numbers, numa fase inicial, vá trazer grandes dores de cabeça aos consumidores, retalhistas e à própria Sony, na resposta às queixas dos consumidores…

  1. sidsidsid diz:

    A Sony está a brincar com o “kernel” da sua clientela fidedigna…. Começam-se a acabar as vontades em adquirir material Soney… Estes não aprendem nada, nada nada. Enfim.

  2. sidsidsid diz:

    a consola-bug, entretanto persegue (via tribunais) o pessoal dos hacks… QUE TRISTEZA.
    Cada vez mais, perdem o crédito. Sony, sony, a vender televisões é que estavas bem.
    Se esta é a única empresa que luta e não facilita o monopólio da outra grande consola, estamos muito bem lixados, mais dia menos dias, a sony morre nas consolas.

  3. Rubwar diz:

    Se os serials vierem a ser implementados, provavelmente deixo de comprar jogos ps3.

    A wii é a consola mais pirateada, a xbox é mais pirateada que a ps3.

    No entanto, a microsoft optou por uma outra via. À semelhança de outras empresas. Um jogo com serials nunca será da nossa propriedade.

  4. psipunisher diz:

    Lamentável…….mas tem que ser…..