Activision: Wanna p(l)ay?

Posted: 4th Janeiro 2011 by enghedi in Gamertalk, Opinião

Sejamos claros num ponto. A Activision se não é líder no mercado dos videojogos, perto estará. Com dois dos jogos mais bem sucedidos da história do mundo dos videojogos, não podemos dizer que é uma má editora. Faz o mercado parar com os Call of Duty que lança e isso, só por si, merece respeito. Mais do que isso, possui excelentes estúdios criativos em carteira, sendo a carta mais forte do baralho, neste momento, a Bungie.

Mas uma coisa é admirar, outra é engolir seja o que for que é imposto a uma comunidade que parece CODependente ao ponto de estragar o que está implícito em tudo o que significa jogar online, comprando consolas caras, pagando por acessos à internet, acessórios e em alguns casos pagando subscrições de serviços.

Sobretudo depois da telenovela dos afastamentos dos fundadores da Infinity Ward que ficou clara a ideia que a Activision queria mais e mais lucros, sobretudo com o hype criado em volta de Call of Duty Black Ops, dos patinhos feios da Treyarch, sempre o “Estúdio 2″ da saga Call of Duty, de repente empurrados para a ribalta. De repente… falou-se em pagar para jogar COD online!!!

Durante os meses que antecederam o lançamento de Black Ops, ainda estávamos a sentir os tremores do terramoto IW, surgiu uma estranha entrada na Xbox Live relacionada com o defunto Modern Warfare 2. Entitulava-se algo como “Membership” de Modern Warfare 2 e a comunidade COD levantou tanta poeira que a Infinity Ward, débil e ferida mortalmente ainda teve forças para indicar que “Modern Warfare 2 não é nem nunca será pago…”

Mas, como todos os rumores tem sempre uma ponta de fundamento, a Activision não poderia ter feito um teste sem nunca pensar que alguém iria ver? Não poderia esta ser uma micro-sondagem de um video pretensamente “leaked” que na verdade queria testar a reacção dos jogadores? A resposta é óbvia. É claro que podia ser. Até porque o vídeo continua online, como podem ver acima e ninguém se incomodou com o hype gerado… pelo contrário… Até ajudou às vendas dos últimos DLC do MW2.

Que é certo que o serviço de subscrições para jogar online é um alvo da Activision para sugar mais um pouco de sangue da comunidade, qual vampiro financeiro, os ultimos rumores apontam para uma espécie de serviço premium para os “clientes assíduos” beneficiarem de uma qualquer promoção especial e os outros… bom…. os outros não…

No meu humilde ponto de vista, acho que a Activision irá claramente apostar numa subscrição online, apenas não sabe como nem quando. Se a malta da Playstation 3 nem se chateia muito, porque já muitos Black Ops estão a aparecer no mercado de usados, já a malta da Xbox que até tem um bom jogo em mãos já paga para jogar online… logo surge aqui um nicho interessante nos tais serviços premium que poderão beneficiar que já é Gold (Xbox) ou Plus (PS3). Seja como for, são demasiados rumores, demasiadas conversas paralelas e, claro, demasiadas evidências. Estou certo que muitos do que agora poderão dizer que não e tal, não paga, acabarão como nos célebres DLC de preço de barril de petróleo, vão acabar por subscrever seja o que for, permitindo mais um pouco de leite sair desta teta fértil.

Mesmo depois destas tretas todas dos bugs PS3 e dos preços elevados dos DLC, se pedirem para pagar para poderem acampar mais e mandar noob tubes, eles pagam. Quem sofre? Quem joga isto para algo mais que gastar dinheiro e vê-se obrigado a acompanhar a onda… ou abandoná-la… Até porque os bugs continuam longe de serem resolvidos. Estamos todos à espera de patches que não aparecem e andamos todos a pensar meter o jogo de lado. Agora surge esta malta armada em magnatas do online. Qualquer dia jogar COD fará parte do orçamento familiar anual…

Ainda bem que 2011 é fértil em novidades de FPS. Esperemos é que a Activision acorde para a vida e não “venda clientes” para os outros que estão logo ali à esquina à espera…

  1. enghedi diz:

    Lucas, sem qualquer dúvida, mas como um ponta de lança de futebol que joga muito bem mas não marca golos realmente não tem valor nenhum, a Activision devia-se preocupar em fazer os jogos sem erros ou a corrigí-los efectivamente e não a fazer tabelinhas com formas de sacar dinheiro…

  2. Jeremias25 diz:

    No final da história os CODependentes acabarão por pagar aquilo que a Activision lhes pedir… O meu desejo é que alguma Empresa-Não-Activision lance um verdadeiro COD Killer para que a Activision possa sofrer verdadeiramente na pele (“bolsos”) a insatisfação das suas vítimas/clientes… Estou farto das merdas da Activision. Sanguessugas.

  3. LucasDMX1 diz:

    A Activision tem tudo para crescer em 2011, és uma grandew editora de vídeojogos na minha plena opinião.