header image
 

Projecto Imagination Network

Provavelmente não saberão, mas a nossa adorável Sierra foi pioneira nos jogos multi-jogadores online ao lançar TSN (The Sierra Network) em 1989, que se tornou um grande fenómeno durante anos 90 devido a finalmente os jogadores poderem interagir entre si num jogo sem estarem ligados em LAN. Este projecto foi entretanto remodelado, trocou de mãos e mudou de nome para o agora conhecido INN (The Imagination Network), acabando por fim na AOL que o terminou definitivamente em 1996.

Após várias tentativas da enorme comunidade de fãs que se criou, em recriar a plataforma online deste jogo, eis que finalmente surge um que nos traz, para todos os amantes do retrogaming, água na boca.

Se nunca ouviram falar no INN e se pensavam que os MMORPGs nasceram com jogos como Ultima ou Everquest, então continuem a ler depois do salto.

Quando soube deste projecto obviamente tive curiosidade para saber quanto cobravam aos utilizadores para poderem jogar….e então apercebi-me o porquê deste projecto ter sido extinto enteranto, tais eram os preços exorbitantes que praticavam.

Inicialmente, quando a Sierra Online detia os direitos do jogo, cobrava qualquer coisa como 120$ para um plano de utilização mensal ilimitado e não se esqueçam que naquela altura ainda se pagava a net por impulsos pelo dial-up, por isso podem ter uma ideia do quanto se gastava para jogar. Posteriormente, quando a AT&T pegou no projecto, acabou com o plano de utilização ilimitada e criou pacotes de horas de utilização mensal com a cobrança de 2,50$ p/ hora a mais de utilização.

Esta reformulação de preços acabou por ditar o fim do projecto levando ao declínio do número de utilizadores e nem a AOL que pegou no INN já moribundo o conseguiu revitalizar, acabando assim por optar pelo seu abandono em 1996, encerrando definitivamente os servidores.

Bem, mas de volta ao que interessa realmente saber, para jogarem criam a vossa “Persona”, personalizando a vossa personagem quanto ao seu aspecto e nível de habilidade nos vários jogos que o jogo contém (como jogos de cartas e de tabuleiro), para que possam facilmente identificar os atributos dos utilizadores ideias para jogarem.

A variedade de jogos é enorme, o que atrai um grande número de pessoas com gostos distintos e que nos lança num mundo onde há tanto para fazer. Os jogos incluem um Casino, 3 RPG’s que são surpreendentemente bons e que até se poderiam safar sendo jogos individuais, mini-jogos na SierraLand, Clubhouse com os tradicionais jogos de cartas e tabuleiro, entre outros.

Mais de 10 anos depois do INN ter sido terminado, tal como havia anunciado anteriormente este foi finalmente ressuscitado por fieis fãs deste projecto pioneiro dos MMOG’s, após várias tentativas falhadas desde que foi abandonado. Se estiverem interessados, consultem o Imagination Network Revival Project para saberem como pôr este grande jogo a funcionar.

Este jogo foi criado para correr na plataforma DosBox, para quem não conhece é um emulador de jogos que correm no DOS para o Windows extremamente útil para se correrem correctamente neste OS. E porque não começarem já a jogá-lo com os vossos amigos? Até quem sabe possamos criar uma comunidade robusta de utilizadores aqui do blog para dar nova vida ao INN.

Como sempre, deixo-vos com um pequeno vídeo do jogo.

~ by eckhartaldegar on Julho 21, 2010 .



Deixar uma resposta