Pinball Yeah!
O Pinball Yeah!, é como o nome indica um jogo de Pinball que tenta elevar as velhinhas mesas de pinball que jogávamos nas arcadas a um novo nível, adicionando-lhe umas pitadas de fantasia e futurismo.
O jogo foi desenvolvido por uma equipa de programadores portuguesa, a CodeRunners, e não é pelo facto de ser o seu primeiro projecto que a qualidade e dedicação não se fazem sentir ao jogarmos o jogo. As mesas foram bem desenhadas, a música encaixa perfeitamente no cenário no qual estamos emergidos, e os controlos respondem bastante bem, providenciando uma réplica perto do exacto (pelo menos pelas minhas memórias de infância) ao compararmos com o que temos ao nosso dispor nas verdadeiras mesas de pinball.
Existem 4 cenários distintos:
• A.i. – Cenário futurista que nos faz relembrar o velho clássico Tron, onde reinam as cores primárias, e onde temos uma inteligência artificial para derrotar.
• Pirate Cove – Cenário inspirado nos cães de alto mar, os piratas. Pala no olho, perna de pau e caneca de rum na mão e estão mais que prontos para o desafio.
• Liquid Bread – Cenário que nos transporta para um pub irlandês onde as canecas de cerveja não param de vir. Pisquem o olho às empregadas bem dotadas mas não percam a compostura, os as coisas não correrão bem.
• Classic – Este cenário oferece-nos um ambiente mais tradicional, mas a mesa contém muita alma da equipa que desenvolveu o jogo
Os três primeiros cenários estão logo de disponíveis para a jogatana, sendo necessário desbloquear o último. Algo que é importante neste tipo de jogos é conseguir mudar a experiência de jogo ao mudarmos de cenário, para não ser apenas uma mudança estética, e em Pinball Yeah! esse feito é conseguido.
Ao explorarmos o jogo vamos também sendo deliciados com pormenores introduzidos pela equipa, que mostrando muito sentido de humor consegue desta maneira aumentar o seu valor.
De mau, ou menos bom, apenas tenho a referir o facto da pontuação do jogo ser um pouco parada, estando eu habituado ao ritmo alucinante deste tipo de jogos estar constantemente a aumentar rapidamente a pontuação. Em Pinball Yeah! temos de facto que trabalhar para conseguirmos bater os recordes, e embora isso apresente um desafio para muitos, pode ser um factor dissuasor para outros tantos.
O jogo está disponível para PC, MAC, Iphone, IPad e IPod, mas aconselho seriamente a o experimentarem nas versões telemóvel, que no PC fica a sensação do jogo perder alguma parte da sua mística, provavelmente pelas dimensões mais elevadas.
Pontuação
Jogabilidade: 3+
Gráficos: 4
Som: 4
Longevidade:3+
Veredicto final: 3+
PUSHSTART
Relembro que podem consultar este e mais artigos na 5ª Edição da revista PUSHSTART: