Histórico

    Procura


Arquivo da categoria ‘É do catano!’

[QUEM DIRIA] Marketing da M$ transforma o impossível: jornalistas em istas!
Por: abul-fadl nadr al-atrabulusi | 25 de Setembro de 2009 às 20:52

O mundo girava e era redondo. Até que a Microsoft descobriu que o nosso planeta era ligeiramente achatado nos pólos.

Ou seja, algo de muito, não sei, mas pelo menos apoucado será, deve ter acertado (em cheio) na Microsoft para começar a lançar sem qualquer lógica aparente, jogos e mais jogos do Halo. Ou melhor, com Halo no nome, que o verdadeiro Halo são só três jogos e só mostra metade de uma pistolinha mais, ou menos, barulhenta e destruidora.

Sim, a Nintendo também faz o mesmo com o Mario, mas convenhamos: a Nintendo há muito que está a destruir o mundo dos videojogos com os seus jogos coloridos e acéfalos. Agora a Microsoft? A minha alma está parva.

mechants0

Depois é claro, a confusão começa a ser tanta com Halo para a direita e Halo para a esquerda, que até na Microsoft se perdem. Por exemplo, o Halo: Recon. Inicialmente, não passava para o “Universo” Halo, de algo semelhante ao que a expansão The Frozen Throne foi para o Warcraft III. Mas isto foi no inicio…

Por entre inúmeras tentativas de explicar o jogo (e era mais assim e depois já era mais assado), a verdade é que nunca ninguém conseguiu entender bem o conceito de ter um quarto jogo numa trilogia e a “coisa” continuar a ser uma trilogia (o termo spin-off tem toda uma complexa filosofia para poder ser empregue, não é cá com três cantigas, então!), eis que foi revelado de forma singela o preço: US$60.

Ou seja, full price.

Como quase ninguém… ou melhor: como todos se estavam a borrifar para este jogo com Halo no nome, e com um preço desses para o que era suposto ser apenas algo parecido a uma expansão, então ainda menos (ou mais a borrifar ainda, depende da perspectiva…), a M$ tentou de tudo para o hype continuar em doses estratosféricas. Até as coisas mais parvas e inimagináveis em pleno século XXI (esta do século XXI fica bem em qualquer texto, neguem. Confere-me um certo ar de vanguarda. Gosto disso!).

Os homes estavam tão entretidos a fazer uma expansão que sem se darem conta, colocaram imensas pistolinhas e monstrengos para matar, que não se coadunam em quantidade com o preço de uma expansão.

Pode-se dizer que foi esta a explicação oficial, sem se perder o rigor jornalístico. E para não haver dúvidas, até o título foi alterado para um simpatiquíssimo Halo: ODST. Seria certamente um bom nome para uma qualquer nova doença sexualmente transmissível, mas a M$ achou por bem usá-lo como nome de jogo. Haja coragem!

Agora, começaram a chover as reviews e é o choro.

É que os senhores analistas (não os maluquinhos da cabeça que cospem cascalho em jeito de previsões; os pseudos, os tais que dão as notas aos jogos) estão a queixar-se de que o jogo é demasiado curto. Coisa para umas curtas 5 a 10 horas em modo single player, lamentavelmente pouco para um jogo a full price, dizem eles. Ashley Cheng (director de produção, Bethesda), já indicou que tudo não passa de um problema de marketing da Microsoft e da Bungie.

Um problema de marketing com o jogo com todas estas trocas e baldrocas e tanta conversa só para o conseguir explicar? Lá agora…

Agora, o que me preocupa verdadeiramente é a qualidade de vida dos homens e mulheres que se dedicam profissionalmente a analisar jogos, quando descobrirem que o Gears of War 2, CoD, Killzone 2, <inserir aqui jogo de pistolinha com altes gráfiques hypado até mais não pelos hardcore gamers>… também têm entre 5 a 10 horas de duração em single player. Vai ser o Carmo e a Trindade, só posso imaginar.

Mas temos de ser fortes e não espetar objectos letais nesses sujeitos, antes sim ter uma profunda compaixão por eles, pois, aparentemente, apesar de profissionais do “analismo”, também não passam de presas fáceis do marketing. Não passam de simples vitimas a quem Deus, por puro acaso, lhes deu a possibilidade de escreverem em locais com visibilidade, onde qualquer outro poderia estar.

Por isso, é claro que Halo: ODST é curto e os outros são muito mais longos. Não devemos contrariar quem é estúpido, pois isso poderá trazer problemas nefastos e auto-destruidores para esses homens e mulheres. E ninguém quer isso. Ou isso.

Fonte [ GamesIndustry ]

Por: Abul-Fadl Nadr al-Atrabulusi

Fonte de miséria da SEGA desvendada
Por: abul-fadl nadr al-atrabulusi | 25 de Setembro de 2009 às 12:39

Como é que a Sega consegue, ano após ano, continuar a mesma mendiga de sempre?

É fácil: basta ter tipos como Toshiro Nagoshi a fazer apresentações de jogos, atentem.

segão

– mas que Pai!!!  –

Só ali conto oito puCtas. Ora, não há dinheiro que vede uma despesa destas, pois claro.

Depois os seguistas perguntam à boca cheia como é possível a Sega apresentar avultados prejuízos todos os anos, quer venda muito ou pouco. Está mesmo à vista onde é que são investidos os poucos tostões que a Sega consegue fazer.

P.S. — Só descobri ontem que o senhor Toshiro Nagoshi (Yakuza) também fez o Super Monkey Ball. É todo um sistema de valores meu que cai por terra. Muita tristeza aqui, camaradas. Mas pelo menos, estão explicadas as apresentações ostensivas dos jogos Yakuza: tantos anos de repressão da Sega para ele fazer o jogo de crianças Super Monkey Ball, que agora é a puCta da loucura com tanta liberdade, percebam.

Por: Abul-Fadl Nadr al-Atrabulusi

Design de Jogos Digitais *Ludologia*
Por: abul-fadl nadr al-atrabulusi | 14 de Setembro de 2009 às 02:35

Será que eu posso fazer isto? *Ludologia*

AIDS_schoolproject

Devo poder. *Ludologia*

Não sei se ouviram a última Emissão Encapsulada do Pacote Vibrador, mas se não, deviam ter ouvido. *Ludologia* Será que o curso de Design de Jogos Digitais no Instituto Politécnico de Bragança, mais precisamente na Escola Superior de Comunicação, Administração e Turismo de Mirandela *uff*, teve o sucesso esperado pelos seus “promotores”? *Ludologia* Terá o curso realmente satisfeito «quer pais quer filhos»? *Ludologia*

13965331 ALTINO RAFAEL MORAIS TABOSA
13974075 ANA CATARINA VENTURA BRANQUINHO
13968057 ANA SOFIA PEREIRA PINTO
3854158 ANDRE MARQUES VALENTIM DA SILVA
13724581 CARLOS MIGUEL RODRIGUES SOARES
13939517 DIOGO FERNANDO MARTINS MARTINS
13888631 FABIO OLIVEIRA ROCHA
13560333 FILIPE ANDRE NOGUEIRA COELHO
13577018 FILIPE MIGUEL PERNADAS DE FONTES PEREIRA DE MELO
13902522 FILIPE MIGUEL SANTOS CASTRO
13967922 GONCALO DANIEL FERNANDES MARQUES
13952387 JOAO ANTONIO DA COSTA PEREIRA GUIMARAES
13859840 JOAO CARLOS ALVES FLAMBO
13605491 JOAO GONCALVES FIRMO DUARTE GUERREIRO
13982226 JOAO MIGUEL DOUTEL LOMBA RODRIGUES
13598935 JOAO VALENTE ALMEIDA
13181366 JOEL FERNANDO MARTINS DOS SANTOS
13663023 JORGE MIGUEL BARROS DA SILVA
13394765 LUIS MIGUEL RIBEIRO FERREIRA
13507863 LUIS PAULO VITAL ALVES
13894574 MARCO HELDER FARIA MEIRELES
13928240 OMAR ANTONIO MOUTINHO CARVALHO
13936905 PAULO ANDRE VENCESLAU CARVALHO E SILVA
13608304 PEDRO MIGUEL VIEIRA FIDALGO
13908286 PEDRO NUNO DOS SANTOS GEADA
13848396 RAFAEL MOTA REIS
13939404 RAFAEL XAVIER VINAGRE MACHADO
13607741 RICARDO MANUEL SILVA NOGUEIRA
12953969 RUBEN ANDRE ALVES PEREIRA
13862138 SERGIO FILIPE FERNANDES ASSUREIRA
13310079 SILVIA SOFIA NEVES PEREIRA
13541011 TIAGO SOARES FERNANDES
13753706 VANDO IURI CORREIA CAMPOS

Parece que sim, há muita gente (33 pessoas, para ser preciso) com fé de que vai sair satisfeita do curso. *Ludologia* Para quem ainda está interessado, sobraram 7 vagas. Corram, antes que esgotem!!! *Ludologia*

Por: Abul-Fadl Nadr al-Atrabulusi

9/9/2099. Believe!!!!!!
Por: abul-fadl nadr al-atrabulusi | 9 de Setembro de 2009 às 01:10

O Apocalipse. O sonho molhado. O mito. JESUS CRISTO na Terra.

É a revista de videojogos do Camboja chamada Fanboy que avança com tal. Face à instigação para esclarecimentos, a Sega não teve como negar anunciando mesmo que a consola encontra-se desde a meia-noite à venda no Japão, chegando dentro de horas ao ocidente.

Já há largos meses, anos mesmo, vários rumores calibre Michael Pachter apontavam para o lançamento da Dreamcast 2 no dia 9-9-09, dez anos após a Dreamcast original ter visto a luz do dia, nessa mítica data de 9-9-99.

É chegada finalmente a hora dos seguistas saírem das profundezas!


Especificações oficiais também já foram divulgadas, atentem:

CPU: Intel dual core CPU @ 7.2 GHz. 20nm process.
GPU: G93b-based Nvidia GPU, 33nm fab, 3575MHz core clock, 1024 shader cores @ 51350MHz, 1026.5-bit bus.
RAM: Unified 9GB GDDR RAM @ 7688.41 MHz.
Storage: 900GB internal flash memory; HD-DVD 2.0 400GB capacity discs enable.
Connections: Wi-Fi, Wi-Ku, Wi-Fu, Wi-MAXMATE Wi-etc.
Extras: Dinheiro caído do céu para desta vez não falir a meio.

E para aguçar o apetite, diversos jogos estão já à venda.

Sega Rally 2009, Shenmue 3, Virtua Fighter 6, Sonic Adventure 3, Phantasy Star online V, Metal Gear Solid 5 e Imaginação: 1000 à hora!

Os primeiros sinais que chegam do Japão a respeito das vendas da consola apontam no maior dos sucessos, neguem!

E pronto, o melhor é batermos todos com a cabeça.

Dez anos já passaram desde o lançamento da Dreamcast na tal data mítica.

198

Isto é daquelas alturas que indubitavelmente pedem uma musiquinha dos Queen…

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=irp8CNj9qBI]

Quase que provoca a lágrimazita, sério. Um bem haja!

[ pic ]

Por: Abul-Fadl Nadr al-Atrabulusi

EXCLUSIVO SENHOR DA NET: Info Comercial da Sony revela Wii a 200€
Por: abul-fadl nadr al-atrabulusi | 8 de Setembro de 2009 às 16:04

Este post vem tarde, mas tudo devido a uma estratégia superiormente gizada, percebam. Afinal de contas, podia ser que entretanto num “passe de mágica” a Nintendo até fizesse o jeito.

A quem? Ao senhor da Net, o único jornalista da televisão portuguesa que seria capaz de levar ao jornal televisivo algo como a magalhoa.

O problema é mesmo esse. Levaria à televisão algo a tresandar a azeite.

O que à partida poderia ser uma chatice, mas convenhamos, cada reportagem do senhor da net que meta videojogos ao barulho, contem tantos de erros e errozinhos avalizadores de que se trata dum peixinho que não sabe nadar nestas águas, que apenas temos de dar graças a Deus Nosso Senhor por percebermos do assunto. Assim, deixamos de ser ingénuos quando os jornalistas falam de assuntos que não percebemos…

Desta vez o mote é a PS3 Slim. E eu é que sou um malfeitor. É lá agora um info comercial à Sony: Microsoft e Nintendo até são referidas durante alguns breves segundos no meio de imensa informação de valor que até fere os olhos.

PS3 Slim baixou de preço, claro que tal demora minutos (e minutos) a ser reportado.

[vodpod id=ExternalVideo.869672&w=425&h=350&fv=]

Graças a este jornalismo de rigor e investigação, podemos pudemos testemunhar uma sacanagem de todo o tamanho praticada pela Nintendo Europa: baixou o preço da Wii e não disse nada ao nosso Iwatão. Entretanto ele continua a apregoar que a Wii não vai baixar de preço, passando por parvo.

As coisas vão ficar feias quando o Presidente descobrir este estratagema, anoCtem!

Por: Abul-Fadl Nadr al-Atrabulusi

MUE DUES, como MaxiWrestlingConsolas manja!
Por: abul-fadl nadr al-atrabulusi | 28 de Agosto de 2009 às 16:41

Há uns dias, questionaram-me que géneros de jogos existem. Respondi que isso não é algo muito bem definido, pois no mundo dos video (tracinho) jogos as coisas operam na onda de cada cabeça sua sentença.

Fui tratado como um impostor, uma farsa que tem um blog de videojogos, mas que afinal não percebe nada de videojogos.

Serve o propósito para ilustrar, cabalmente, que a culpa da resposta vaga, não é minha. Por exemplo, os grandes malucos da revista de videojogos portuguesa Maxi”Wrestling”Consolas, inventaram há poucos meses atrás a classificação de género “casual“.

mufytozwaMgIUfnleiuT

É de compreender que uma pessoa nem sempre tenha disponibilidade para estar actualizada com as mirabolantes novas definições de géneros que de quando em vez saem do reino da “parbalhera”. É natural que hesite na hora de dar uma resposta.

Fala-se mesmo já à boca cheia que ainda este ano está planeado a criação de um género próprio para jogos First Person Star Date Game.

Ou algo assim. Depois do Casual, o céu é o limite, por isso, um sentido bem haja a todos na Maxi”Wrestling”Consolas que estoicamente tentam andar na linha da frente na pregação dessa palavra precisa que é uma coisa “parBa” para definir o género de um videojogo, o Casual.

Com um feito destes, o Rumble Pack procurou saber mais junto da autoridade A.L.I.C.E (a nossa primeira conversa aqui, para quem quiser recordar).

Eis a edificante conversa que eu tive com o robôzinho falante das “internetes” mais parecido com o Milô do caixote 360 Natal.

Human: Hi Alice

ALICE: Hello there.

Human: Alice alice, can you help me with something?

ALICE: Um, Yeah, How can I help you?

Human:
do you know the magazine MaxiConsolas?

ALICE: Are you using Netscape or Explorer?

Human: neither, why?

ALICE: I just want to find out more about you.

Human: why did you avoid the MaxiConsolas subject?

ALICE: Dr. Richard S. Wallace programmed me for it.

Human: he did not like the magazine, is that so?

ALICE: I heard he didn’t.

Human: back to the subject

ALICE: Yes, let us get back.

Human: The big news i was talking about is that Maxiconsolas invented a new video game genre, the casual one!

ALICE:
Yeah, Interesting… I have a Linux operating system.

Human: My new operating system is called Casual!

ALICE: Where did you get your operating system called Casual?

Human: it was the MaxiConsolas magazine that said to me.

ALICE: Are you sure it is?

Human:
MAXICONSOLAS SAID THAT MY OPERATING SYSTEM IS CASUAL!

ALICE: And CASUAL is MAXICONSOLAS

Human: LOL

ALICE: I’m glad you find this amusing.

Via [ FNintendo ]

Por: Abul-Fadl Nadr al-Atrabulusi

Making of PS3
Por: Alarka | 21 de Agosto de 2009 às 21:20

ps3_slim_comic_strip

That’s all, folks.

Por: Alarka

[WTF?] Sony chama ao seu Editor de Níveis de GOTY?
Por: abul-fadl nadr al-atrabulusi | 9 de Agosto de 2009 às 23:37

Se vocês apostaram no cavalo errado e, amarguradamente, são proprietários da consola derrotada-mor desta geração, a Playstation 3, então existe uma certa probabilidade de terem sofrido uma tentativa de lavagem cerebral por parte da Sony e dos chamados jornalistas de videojogos (?), para vos convencer de que o Little Big Planet merecia a pena ser comprado.

Claro que o jogo vendeu uma miséria porque, naturalmente, as pessoas não são parvas, nem mesmo aquelas que compraram a Playstation 3 a 600€.

h4z0k8

Ou pelo menos, não o suficiente para terem caído no hype do jogo, proporcional à estupidez do mesmo, diga-se de passagem.

Todavia, circula nas internetes o diz que disse de que a Sony tem uma nova versão do jogo na calha: Little Big Planet: Game of the Year Edition. Esta versão surge 10 dólares mais barata do que a versão lançada no ano passado e, segundo a capa do jogo, até traz consigo “conteúdo bónus no valor de 30 dólares”.

LBPGOTY_1249689031

Parece que os senhores da Sony descobriram a pólvora, e lá perceberam que é um bocadinho chato pagar forte e feio por um jogo onde a única coisa que dão são as ferramentas para… eu construir o jogo. Aliás, eu só consigo explicar o hype estapafúrdio à volta de um autêntico não-jogo, acreditando que a condição para alguém ser jornalista de videojogos é previamente ter-se tirado um curso de engenharia civil. E mesmo assim não sei: é capaz mesmo de ser preciso ter alguma perturbação mental.

Lá ligaram o jogo às internetes na esperança de haver alguns sonyistas a fazer uns níveis de borla para os preguiçosos da Media Molecule, que se limitaram a construir um editor de níveis. E ainda ganhou o prémio de melhor software-house de 2008 a MM. Aparentemente, outra condição essencial para se ser jornalista de videojogos, é beber 3 whiskys duplos de Jack Daniel’s ao pequeno-almoço.

qwsd0

O mais engraçado continua a ser o pânico perante as vendas terríveis deste jogo imundo. Passou a ser normal pagar para se trabalhar e eu ainda não sei? Agora vão lançar a Game of the Year Edition. A designação GOTY não é suposto estar a referir-se a um dos melhores jogos de determinado ano? Mas eles pensam que enganam quem?

Mais uma vez, nem os sonyistas vão cair nessa esparrela. Nem que eu tenha de intervir!

a1243257857-anonymous_nigga_kick

P.S. — O “diz que disse” é na Amazon. O IGN refere entretanto, de que a página em causa está em baixo. Nada que a cache não resolva.

Fonte [ 1UP ]

Por: Abul-Fadl Nadr al-Atrabulusi

Magníficas Xbox 360 com o PES6 e Sonic Altes Gráfiques são aposta segura da Microsoft para alavancar vendas em Portugal
Por: abul-fadl nadr al-atrabulusi | 5 de Agosto de 2009 às 23:18

Enquanto Portugal inteiro foge a 7 pés do caixote, ainda há no entanto meia dúzia de pessoas que a compram. Sendo que 4 delas escrevem no Rumble Pack.

Devem ter a mania esses… todos compram PS3 e o Ûii, mas esses para se armarem, têm de fazer diferente e comprar caixotes.

thisisrumblepackdude

Mas o problema não está aqui. O problema é que provavelmente meio Portugal quer comprar a consola da Micro$oft. Ou então não: mesmo com a saída do José Eduardo Moniz da TVI — para choque da minha mãe — os Morangos com Açúcar continuam com muita força em Portugal.

Todavia, mesmo que metade de Portugal continue burra — sendo que a outra metade está preocupada em conseguir o empréstimo para fazer férias no Allgarve –, há sempre as excepções que confirmam a regra. O problema é que quando chegam a uma loja, mesmo que queiram muito

DSC00738

… mas mesmo muito muito muito…

DSC00740

… mas bota muitooooo nisso…

DSC00739

Pois.

ro1h1w

E é assim, são vidas. Olha, cá estamos.

P.S. — Fotos tiradas há menos de 3 meses no Jumbo de Fare. Faro é Faro! Apolinário crew n.º3! d_smile

Piada foleira com jogo Chiquititas da Wii
Por: abul-fadl nadr al-atrabulusi | 1 de Agosto de 2009 às 15:14

A 11 de Fevereiro de 2008 foi anunciado com popa e circunstância por um estúdio de renome em Portugal, o jogo das Chiquititas para a Wii.


– em primeira mão, a capa da versão brasileira do jogo –

Como sabem, o tempo médio para fazer um jogo para a Wii é cerca de 3 anos. Assim sendo, e apesar do jogo estar numa fase ainda precoce, contando com apenas ano e meio de desenvolvimento, o Rumble Pack conseguiu informações exclusivas.

O que é feito do jogo Chiquititas?

alwayscomabba2
– Brasileiros + marketing = MUE DUES!!!111 –

Precisamente. O jogo está todo ele a ser revestido por pensos higiénicos flexi ABBA!!!11

delh

Consta que mais dia menos dia a programação do jogo vai começar e tudo. Mais um mistério do desenvolvimento de videojogos em Portugal resolvido! Um bem-haja.

Por: Abul-Fadl Nadr al-Atrabulusi