Se são sonyistas convictos e foram dos primeiros a demonstrar a vossa preferência pela SONY e pela visão do grande Kutagão (àmen) comprando uma PS3 antes da chegada da nova versão espalmada, é muito provável que se tentaram ligá-la nas últimas horas se tenham deparado com um ecrã parecido com este:

Ao que parece, o problema afecta especificamente os modelos mais antigos da consola e os relatos dos efeitos têm sido vários:
- a data passa a ser 01/01/2000;
- deixa ser possível a ligação à PSN;
- os troféus guardados localmente deixam de ser reconhecidos;
- saves de certos jogos deixam de ser reconhecidos;
- alguns jogos deixam de funcionar independente de serem offline ou online;
No pior dos casos a consola simplesmente mostra o ecrã acima com o erro “8001050F”.

O que não faltam por aí são teorias sobre o qual será a causa, que vão desde uma falha fundamental na arquitectura do relógio interno da consola até ao mítico “Sony timer“.

A Sony até agora apenas admite “problemas na ligação à PSN” e que está a investigar a situação, mas o que é certo é que também estão a ser afectadas consolas que estão offline.
Portanto, caixistas que estejam já a pensar “Pois! O serviço online é de borla! Só pode dar #@%&!!!” podem já parar de tentar justificar o dinheiro que largam para poder jogar online. A “#@%&” parece estar mesmo na máquina. Vocês sabem bem do que é que eu estou a falar…

Estranhamente, neste momento a esperança da maioria dos sonyistas parece residir não numa solução a ser apresentada pela Sony, mas na simples mudança de data para 02/03/2010.
É verdade… Lembro-me que mais que uma vez li notícias que a força aérea norte-americana tinha comprado umas quantas paletes de PlayStation 3 para serem usadas como supercomputadores de baixo custo. Espero que não tenham ligado nenhum sistema de mísseis ou algo de importante à coisa.

- OH! SNAP!!!!! -
[Fonte]
Por: emogrumpyuke
UPDATE: Ao que parece trata-se mesmo de um problema do relógio interno da consola, e pode ser solucionado retirando a pilha da BIOS. Se não sabem do que estou para aqui a falar ou ainda têm garantia, o melhor mesmo é desligaram a vossa consola da tomada e aguardar esta descarregue naturalmente (não faço ideia de quanto tempo isso poderá demorar numa ps3). Ou então aguardem até amanhã
UPDATE 2: E começam a haver relatos de que pelo menos as 60GB americanas e 40GB europeias já estão a funcionar. No entanto parece que a consola fica com a data incorrecta, alguns troféus que não tenham sido sincronizados desapareceram e alguns jogos PSN ainda não dão para jogar. Há quem esteja a fazer contagem decrescente até à meia-noite. Que épico!! LOL
UPDATE 3:

E parece que apesar de ainda subsistirem alguns problemas menores com troféus, aos poucos a situação está a ficar normalizada.
Enfim, termina um dos episódios mais carismáCticos e estranhos de sempre na indústria dos videojogos. Um dia para no futuro olharmos para trás e rirmos da “parbalhera”. LOL