Nintendo Post-E3 Tour: Mãos na coisa – Kirby’s Epic Yarn e The Legend of Zelda: Skyward Sword
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Alarka | 4 de Agosto de 2010 às 12:00 | 6 Comentários
Por: Alarka | 4 de Agosto de 2010 às 12:00 | 6 Comentários
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Kirby’s Epic Yarn
Eu fui daqueles que considerou o novo Kirby um dos melhores jogos da E3 deste ano em termos visuais. Mas meter as mãos na massa e ver o jogo a mexer conforme os nossos comandos, é qualquer coisa de diferente. Para melhor, muito melhor. Algumas mecânicas podem ser antigas e vistas mil e uma vezes noutros jogos de plataformas, mas quando são aplicadas a este estilo visual ganham uma nova dinâmica e parecem completamente novas e inesperadas. A costura é algo tão pouco usado como tema visual nos jogos que tudo parece ser novidade ou, pelo menos, tão refrescante que apetece continuar a jogar para ver que outro tipo de “trocadilho visual” farão eles com o estilo gráfico. Uma plataforma inalcançável facilmente chega até nós com um puxão do chicote, amarrotando o tecido entre nós e a plataforma. Este é só um dos exemplos.
Eu não sou grande fã nem joguei muitos dos outros jogos de Kirby, mas mesmo sabendo que primam por serem bastante simples, não me deixou de espantar o facto de só haver as 4 direcções do D-Pad, um botão para saltar e um para usar um híbrido de chicote/hookshot, segurando o Wii Remote na horizontal, como um comando NES. Os controlos são simples mas não são básicos. Há um certo nível de profundidade que se vai descobrindo à medida que se vai avançando no jogo e descobrindo novas formas de interacção com os inimigos e os próprio cenário em si. As transformações do Kirby continuam lá, umas mais subtis que outras, desde a transformação num carro quando se carregam duas vezes numa direcção, fazendo-nos aumentar a velocidade; seja o submarino quando se mergulha na água; até ao mais flagrante tanque gigante — ainda que o uso deste último seja muito mais scripted, não podendo usá-lo voluntariamente sempre que nos apetece.
Como já referi, não sou fã de Kirby mas mesmo assim, não consegui deixar de ficar entusiasmado com o jogo, muito por culpa do estilo visual que, volto a sublinhar, traz uma lufada de ar fresco ao género e à série Kirby em si. Se a Nintendo conseguir manter as novidades a fluir ao longo da aventura, seja a nível gráfico, seja a nível da jogabilidade, então temos o potencial para um must have para qualquer nintendista.
The Legend of Zelda: Skyward Sword
Estava curioso para experimentar o novo Zelda. Felizmente, não tive os problemas que teve o Miyamoto teve na conferência da Nintendo na E3 e pude verificar que o Link continua a usar melhor a espada do que o imundo do Sonic. A combinação espada/escudo funciona muito bem e estão bem melhor conseguidos do que em Twilight Princess, muito graças ao Wii Motion Plus. O escudo está mais presente e mais activo e o jogador tem mais controlo sobre ele. Há novas mecânicas nos puzzles e nos inimigos que são trazidas para o jogo graças a novos elementos na jogabilidade, bem integradas na já sólida temática de Zelda. O estilo gráfico a lembrar as pinturas expressionistas está lá, umas vezes mais notório que outras. Não é cartoon como um Wind Waker, nem adulto e sombrio como um Twilight Princess. Neste aspecto acho que a Nintendo encontrou finalmente o equilíbrio da série.
No fundo, o jogo mantém todo o espírito Zelda, melhorando o combate com novas mecânicas trazidas sobretudo pelo Wii Motion Plus e incorporando novos tipos de puzzles graças a isso. O novo inventário em tempo real pode custar um pouco a habituar, mas é uma boa adição. Talvez seja, finalmente, este o refresh que a série precisa.
Twilight Princess era noir?
diogoribeiro escreveu:
Deves ter perdido a cena da Zelda a descruzar as pernas.
Má escolha de palavras. Fixed.
@Kami: a essa altura estava ocupado demais com o “Wiimote” para reconhecer alto gabarito artístico na apresentação noir /o\
@Alarka: percebi a intenção, só achei estranha a escolha de palavras
Epic Yarm
estílo
inalcancável
haverem
tranformações
podemondo
tráz
tradizas
equilibrio
Má escolha de gramática também hahahaha. xD
Dá pena ter de corrigir tanto erro épico.
Ou seja, vai ser igual aos outros.