Histórico

    Procura


Yu Suzuki é o maior para Yu Suzuki
Por: | 10 de Dezembro de 2010 às 00:10 | 14 Comentários

Yu Suzuki, pai de Shenmue:

Since I entered Sega in ‘83 I made Taikan games and that became a trend or shift in the industry. That was my first influence. The second one was the shift from 2D to 3D graphics. I think my influence was pretty significant then. After that, I think it was Shenmue. Shenmue changed Final Fantasy and many other games. So, although there’s only 40 years of gaming history, I feel that the things that I have done have shifted the industry as a whole.

I also think Dobutsu no Mori [Animal Crossing] is a really good game. That’s another game that’s been influenced by Shenmue.

Comentário telegráfico a estas declarações:

MUE DUES, EGO MAIOR QUE A VIA LÁCTEA, DIGO SEM MEDO DE ERRAR

POR POUCO NÃO DISSE QUE PAZ NAS COREIAS É SUA OBRA

TODO O ESPECIAL 1UP TEM REVELADO UMA DEMÊNCIA PREOCUPANTE E UM VOVÔ COM ALUCINAÇÕES

SUZUKÃO SE ACHANDO DEUS NA TERRA O MESSIAS MAS NÃO PASSA DUM MENINO CATARRENTO

DEVELOPERS DA SEGA COM EGOS QUE NÃO CABIAM NEM NOS CORREDORES DA SEGA

ADMINISTRADORES DA SEGA DO JAPÃO E DOS EUA, QUAL DELES ERA O MAIOR LADRÃO

AINDA TEM NEGO QUE PERGUNTA O PORQUÊ DA SEGA TER MORRIDO

QUE VERGONHA PARA O SEGUISMO HOJE, SANSHIRO CHORA AQUI AO MEU LADO

Fonte [ GoNintendo ; GoNintendo ]


14 Comentários no “Yu Suzuki é o maior para Yu Suzuki”

  1. çpç diz:

    Lava a boca Abul imundo!

    LOL x’D

  2. emogrumpyuke diz:

    Muito bocejo com lixívia de garrafa azul antes de falar do Yu Susuki! Ou tenho de por aqui o vídeo da conferência Nintendo na E3 de 2009? XP

    Na verdade só não concordo com a parte do Animal Crossing.

  3. BigLord diz:

    Animal Crossing = influenciado por Shenmue. Err, wat?

    E como é que o Shenmue mudou os Final Fantasies?

  4. Ramon diz:

    E as cartas do Carlos MIguel? Faltou-lhe a luz?

    E o podcast?

    Não pode ser. :P

  5. emogrumpyuke diz:

    BigLord escreveu:

    Animal Crossing = influenciado por Shenmue. Err, wat?
    E como é que o Shenmue mudou os Final Fantasies?

    Um universo susceptível à passagem do tempo com todos os elementos que isso implica. Tal como NPCs com rotinas diárias que estão cientes da tua existência, horários, ciclos noite/dia, condições atmosféricas dinâmicas, épocas festivas, etc.

    O Final Fantasy X foi o primeiro FF a ter direito a dobragem ainda que parcial. Foi também o primeiro jogo PS2 a impressionar com o detalhe das expressões faciais, ainda que usadas apenas em cutscenes.

    Não estou a dizer que que tenho a certeza que o Shenmue influenciou estes jogos. Só quem trabalhou neles o sabe.
    O que sei com certeza é que o Animal Crossing e o Final Fantasy X sairam em 2001 e que o Shenmue já continha os elementos que descrevi acima em 1999.

  6. EU diz:

    se shenmue nao existisse hoje ainda continuávamos a jogar jogos da idade da pedra, porque a única pessoa que se lembraria de fazer tal coisa eh o suzuki.

    [img]http://img.zwame.pt/eagleeye/retro/hangon/yu_suzuki2.jpg[/img]

  7. emogrumpyuke diz:

    “Se o Yu Suzuki nao existisse hoje ainda continuávamos a jogar GT 5 com gráficos do GT4″.

    Fixed? Oh wait…

  8. diogoribeiro diz:

    “Um universo susceptível à passagem do tempo com todos os elementos que isso implica. Tal como NPCs com rotinas diárias que estão cientes da tua existência, horários, ciclos noite/dia, condições atmosféricas dinâmicas, épocas festivas, etc.”

    Time paradox, porque o Ultima VII e o Darklands (ambos de 1992), e o Daggerfall (1996), já faziam o mesmo antes do Shenmue. No passado também houve falatório da câmara do Gears of War ter sido influenciada pelo Resident Evil 4 e pelo KillSwitch; no entanto, um sistema semelhante já existia desde ’95. Parece-me algo interessante discutir, mas ao mesmo tempo torna-se largamente fútil considerando que a indústria japonesa é ridiculamente insular, e torna-se difícil saber quem inspirou quem.

    Vou estar sempre grato ao Suzuki pelo Outrun, mas estes comentários são… Peculiares, no mínimo.

  9. emogrumpyuke diz:

    diogoribeiro escreveu:

    Vou estar sempre grato ao Suzuki pelo Outrun, mas estes comentários são… Peculiares, no mínimo.

    Não tem nada de peculiar. São jogos que partilham elementos chave e que foram lançados com uma timeframe relativamente pequena entre eles, mas suficientemente grande para se especular se o que saiu depois terá sido influenciado.

    A meu ver, é mais provável assumir esta linha de pensamento do que pensar num jogo que que foi lançado vários anos antes e nunca mais se ouviu falar ou ficou sozinho no género. Especialmente se nos referirmos a um mercado tão fechado aos jogos de pc (ainda por cima ocidentais) como é o Japão.

    A situação do Gears of War não foi falatório nem rumor. Foi dito pelo próprio Cliff Bleszinski. Uma pessoa não tem necessariamente de basear-se no original pois não? :P

  10. diogoribeiro diz:

    A questão é que não é especulação – o Suzuki afirma prontamente que o Shenmue influenciou o Final Fantasy e “outros”. O Parrapa the Rapper saiu… O quê – 2, 3 anos antes do Shenmue? E já tinha um protótipo de QTEs. Esse também ficou relativamente “isolado” num género… Mas não se pode negar a influência dele em coisas como o Gitaroo Man, e posteriormente do Guitar Hero. Agora quanto à influência do Shenmue… Como tudo, é discutível.

    Quanto ao GoW, tinha dito “falatório” no sentido de que isso tinha sido afirmado, mas não especifiquei que não estava a sugerir rumores, my bad :)

  11. Pedro Fernandes diz:

    Esse Suzuki é grande. Mas ainda era maior se acabasse o Shenmue em vez de estar a falar bem de si para os jornalistas. Tenho pena do Ryo, tá no meu save à espera numa gruta pelo próximo titulo.

  12. emogrumpyuke diz:

    “Mas não se pode negar a influência dele em coisas como o Gitaroo Man, e posteriormente do Guitar Hero. Agora quanto à influência do Shenmue… Como tudo, é discutível.”

    Now who’s paradoxing…

  13. cyrax diz:

    A palavra chave desta discussão que por aqui vai é “popularizou” e julgo que seja isso que o Shenmue (ou o GoW) fez, popularizou um género ou conceito que acabou por ser utilizado em vários títulos, mesmo que no passado tenha havido outros jogos com o mesmo sistema!

  14. diogoribeiro diz:

    @emo: we all do it :D

Deixa um comentário

Comenta