Sentia falta de uma troca de carinhos. No fundo, é disso que vive o Rumble Pack: da troca amorosa de palavras fofas entre gente da indústria serious business que são os videojogos.
Mantendo essa chama calorosa de amor acesa, Daniel Erickson, da Bioware, veio dizer que não considera Final Fantasy XIII um RPG:
You can put a ‘J’ in front of it, but it’s not an RPG. You don’t make any choices, you don’t create a character, you don’t live your character… I don’t know what those are – adventure games maybe? But they’re not RPG’s.
Assim sim! Gosto de ver a empresa campeã dos RPGs ocidentais a espicaçar o trabalho da empresa campeã dos RPGs orientais. Que, no fundo, é como pegar num pauzinho para mexer no gato morto junto à estrada, para ver se ele ainda dá sinais de vida…
RPG’s orientais, ainda ‘tão vivos? Helloooooo?!
É preciso muito peito inchado para proclamar tais palavras, minha gente! Mesmo que seja só um jogo de aventura, a Square continua na crista da onda da originalidade, atentem:
Há shooters on-rails — ide ver House of the Dead –, e há RPGs on-rails, os quais a Square-Enix acaba de inventar com esta Trigésima Terceira Fantasia Final. Juro que não percebo essa gente que brada aos céus que o Japão está parado no tempo no que toca a jogos quando, claramente, a Square-Enix está desbravando terreno na direcção da originalidade dos jogos de vídeo interactivos digitais.
Fonte [ Hi-Gamers ]
Gif de extrema qualidade
Por acaso discordo do gajo. Mesmo sem criar o teu personagem, o equipamento e stats dos personagens de JRPGs és tu que controlas. Portanto coiso
No Castlevania eu escolho os stats e o equipamento, é RPG?
random comment of the day: hoje foi feriado
“empresa campeã dos RPGs orientais”
Bela merda de campeões.
Faz de conta que nem há discussão ainda mais vocal sobre se o Mass Effect 2 é um RPG ou não…
Depende da visão de cada um. Eu acho as escolhas do Mass Effect bem mais role play do que Final Fantasy. But that’s me, eu nem sou assim tão fã de RPGs…
FFXIII é um dos jogos mais bipolares que experimentei. Tão espantoso como despontante, em poucos minutos…
RPG é D&D
Farmville, isso sim é um bom RPG!!!!!!!
À medida que os gráficos vão evoluíndo vão-se tornando mais detalhados e, em alguns casos, realistas. Ver personagens realistas paradas à espera da sua vez para atacar faz-me comichão.
Imagino que os primeiros JRPG eram assim muito por causa das limitações de hardware, mas entretanto os gráficos evoluíram e o jogo não.
Mass Effect é um excelente RPG.
Concordo com o Daniel.
Além disso há muito tempo que deixou de fazer sentido classificar os jogos por géneros…
“You can put a ‘J’ in front of it, but it’s not an RPG”…lol realmente nunca percebi o porquê meter o “j” nos rpg
Japanese. The more you know…
[img]http://i567.photobucket.com/albums/ss119/Anubisdolin/208x228_Chilled-out-Shepard-SEE-A-J.jpg[/img]
Eu falo por mim mas actualmente já não vejo interesse nos “rpgs japoneses” na época da PSone e PS2 fartei-me de jogar jrpgs, acho que não têm a ver com terem parado no tempo. é mais terem deixado de fornecer aos consumidores as tendências da moda lol.
O que me começou a irritar é as personagem, são muitas vezes perfeitas demais, e a profundidade as vezes faz me lembrar uma novela dos morangos com açúcar ou um programa do Disney Channel.
Também nunca percebi o role-playing que eu saiba tem a ver com poderem escolher a tua personagem but hey é só a minha opinião
“Role-playing”, traduzido à letra, é agir como alguém que não és tu, num videojogo neste caso.
Mas por este prisma, qualquer jogo é um RPG
@ BigLord:
Eu estava-me a referir ao role-playing que veio do D&D lol se não como referiste e bem todos os jogos são rpgs. Acho que isto tipo de trolls na bioware é só para picar os japoneses, by the way I love bioware
Acho que neste momento nem existe comparação, o tipo de jogos que fazem são completa distintos que chamar aos dois rpg não faz sentido acho que existe mesmo a necessidade de lhe meter o j ou w a frente.
Ainda me lembro do tempo em que adorava jrpgs depois cresci
O último RPG clássico k saiu baseado na origem dos RPGs foi o Dragon Age. Mass Effect é um shooter com componentes RPG (não me venham com tretas). Se querem um verdadeiro RPG façam as batalhas por turnos com grelha de campo de batalha e com um dado de 16 faces, isso é k é um RPG (LOL). Os JRPG sempre foram RPGs à sua maneira, desde k dê para influenciar as stats de um personagem adicionando pontos, ou com melhorias de armas ou magias será sempre um RPG mesmo k não possamos criar um personagem de raiz.
Como o leteia disse isto é mesmo um troll da Bioware, só pq nos últimos anos fizeram alguns jogos de sucesso acham-se os maiores e a meu ver ainda têm muito k pedalar como empresa, não é só fazer jogos e pronto tá feito, em termos de relações públicas com os clientes são horríveis para não dizer mentirosos em muitos casos. Este troll da bioware nunca deve ter jogado um RPG até há pouco tempo, a maioria dos JRPG sempre foram assim desde o tempo da NES. Se querem bater tanto no FF XIII aconselho a olharem primeiro para o FF X, são praticamente idênticos, a linearidade dos FF não é de agora, se querem sair do rumo da história comecem a fazer as quests.
@Belela-san: …portanto para ti um jogo só é RPG se as lutas ocorrerem num ambiente fechado e não envolverem disparos?
Os jogos evoluem assim como as mentalidades, mas para mim Mass Effect apesar de ser um grande jogo com algumas componentes RPG a meu ver não é o “típico” RPG de k este dito cujo da bioware quer fazer crer, continua a ser um shooter.
“You don’t make any choices, you don’t create a character, you don’t live your character” por esta lógica podemos até dizer k Diablo não é um RPG mas sim um Adventure RPG, assim como podemos dizer k Mass Effect é um Shooter RPG, não é um RPG puro.
E por esse prisma também se pode dizer que LoZ é uma série de RPGs… o que não é bem verdade
Já agora, para mim o RPG puro é text-based. Ou mesmo D&D.
Final Fantasy nunca teve muito de RPG to begin with. Associou-se o nome RPG aquele tipo de jogo, não estando directamente relaccionado com RPG de papel em todos os aspectos, só com os stats e o encarnar um personagem. My point is, chegou-se a um ponto que um RPG não pode ser só isso e ser por turnos já não é uma desculpa por causa das limitações de hardware, a menos que seja uma abordagem tomada abertamente. Tem que haver mais de RPG de papel ali, tem que haver mais decisões por parte do jogador. Nesse aspecto, Fallout ganha. E não só decisões preto/branco, 0/1, mau/bom. Decisões ambíguas com consequencias dificeis de prever. E nesse aspecto, os JRPG’s são muito on-rails, muito pré-deliniados, muito palas nos olhos, faz isto assim e assado, mata monstros e segue a história que a gente tem para contar, mais nada. E isto depende muito de jogador para jogador, mas eu acho muito mais interessante o caminho que tão a tomar os western RPG’s da Bioware, por exemplo, do que os JRPG’s fixos nas suas mecânicas narrativas inflexiveis. But that’s me.
Se for por ai, balela, então ainda bem que Mass Effect não é RPG puro. Porque se ser RPG puro é ser-se isso das grelhas e turnos, pró caralho, então. Antes quero ter as dialogue trees que os JRPG’s não teem que os turnos e grelhas dos JRPG’s “puros” or wathever you call it… Que nem é isso. RPG RPG é D&D. Ponto.
Exacto, eu estou basicamente a criticar a “trollagem” do gajo da bioware. Tb gosto do rumo k os western rpg estão a tomar, tomar decisões e o cacete e combates em mundo aberto, significa k as coisas evoluíram deixando apenas de ser RPG tornando-se numa outra coisa. Em relação aos JRPG, pá cada lado tem a maneira de ver as coisas, os japs gostam daquilo ponto final, quando os primeiros cá chegaram era a maior loucura de todos os tempos (não me digam k FF VII era diferente pq é igual aos outros FF excepto o XIII k não tem cidades lol) e depois nunca foram feitos a pensar no mercado ocidental, sempre foi feitos para eles, e na cabeça deles se não gostas não comes, apesar de estarem a “tentar” mudar isso.
Por vezes gosto mais da aproximação simplista, enquanto nestes de tomar decisões se falhas uma, bimbas, já não tens o “fim” k queres e tens de voltar atrás nos loadings ou então começar tudo de novo, mas a meu ver ainda têm de melhorar isso pq muitas relações e respostas são previsíveis conforme a natureza do personagem.
O MASS EFFECT É UM SHOOTER PAH!(com stats)
Querem RPG Complexos joguem Resonance of fate!(ou Tambem é linear!? Cidades são o que não faltam!)
nenhuma coisa que a bioware inventou me encheu o olho, adorei bastante o Final fantasy XIII especialmente mudar the “jobs on the Fly”.
Eu acho que pelo post o Tipo queria dizer
Rocket propelled grenade (RPG), já que jogos da Bioware usam bastante dessas coisas
weeaboo rpg’s, serious business.
hyourinnmaru, um dos últimos da sua espécie…