Histórico

    Procura


GameDev-PT faz como as amebas
Por: | 4 de Abril de 2009 às 05:45 | 10 Comentários

No passado dia 1 de Abril, qualquer Internetista que visitasse o GameDev-PT encontrava uma página que dava a entender que o site da comunidade portuguesa de desenvolvimento de videojogos havia terminado, sem qualquer aviso prévio.

Muitos pensaram que se tratava de uma partida de 1 de Abril. No entanto um fórum phpbb completamente novo encontrava-se escondido no mesmo domínio. Uma piadinha enquanto mudavam de plataforma? A seguir o fórum volta mas com um nome diferente, Jogos Tugas. Ai que soa tão mal…

Afinal não era piada nenhuma. Ontem a administração do site comunicou as alterações que se encontram em marcha. Como reacção à crescente comunidade profissional de developers portugueses, foi decidida uma separação entre os iniciados e os profissionais, havendo agora dois fóruns para cada grau de conhecimento.

O antigo GameDev-PT, agora Jogos Tugas, continuará a ser o fórum de sempre, para bem ou para mal, repleto de aprendizes e alguns newbs que querem logo criar o seu MMORPG de sonho e mal sabem gatinhar.
O novo GameDev-PT está em desenvolvimento e funcionará à base de convites do pessoal que já faz jogos ou possui conhecimento na área.

Evita-se assim também que os idiotas que reclamam pelos pequenos problemas de um serviço GRATUITO chateiem o pessoal que está nisto para ter comida na mesa.

– Já era altura de fazer as limpezas. –

Comunicado oficial na integra depois do salto.

Por: Kamikaze_Tutor


Olá pessoal,

Como já devem ter reparado, o fórum agora chama-se jogos tugas e não gamedev-pt. Isto tem duas razões.

A primeira é a felizmente crescente comunidade profissional de gamedevelopers nacionais, seja no continente ou em países estrangeiros, a verdade é que já não se contam só pelos dedos.

Ao mesmo tempo nota-se uma emergente onda de novos interessados na área que gradualmente se juntam ao fórum, em busca de informação.

Isto traz-nos a um problema de temática. Não sabemos se orientamos o fórum para quem já anda nisto há uns tempos e procura novos desafios ou se debate com novos obstáculos, ou se mantemos uma linguagem mais simplista e mais fácil de digerir para quem está a começar e precisa de ser “orientado”.

Ora bem, a solução foi passar o GameDev-PT para o jogostugas, e aligeirar o conteúdo. Não vamos proibir ou bloquear a entrada a pessoal que simplesmente goste de jogos e de comunidades relacionadas com jogos que usem a língua portuguesa, embora esse nao seja o principal objectivo deste forum.

Em paralelo, será desenvolvido um novo gamedev-pt, que passará por duas fazes:

Inicialmente serão convidados os profissionais da área do desenvolvimento de jogos, que estão dentro e fora do país, e com a ajuda deles será traçado um método de funcionamento do gamedev-pt. Gradualmente mais utilizadores serão convidados a juntar-se ao fórum, cujo registo estará limitado a convite. Se não receberem um convite nos próximos dias não desesperem, porque isto demora. Havemos de aí chegar!

Espero que entendam. Fizemos um esforço para que o fórum se mantivesses praticamente intacto. Fizemos ainda um maior esforço para garantir que o fórum ainda existe até hoje, apesar das constantes condições adversas causadas pelos próprios membros do fórum, que apesar de previligiarem de um serviço que para todos os efeitos é gratuito para todos menos aqueles a quem são atiradas as culpas do mau funcionamento do fórum.

Não querendo vitimizar os administradores do fórum, peço de qualquer modo que entenda a posição ingrata em que nos encontramos.

Temos todo o gosto e orgulho em ver equipas a serem formadas, projectos a aparecerem, novos talentos a emergir e simplesmnete poder manter um registo histórico do desenvolvimento da propria industria. Mas ninguém é de ferro, e apesar destas bons momentos, a continuada conduta de vários membros do fórum prejudica não só a nossa motivação como a própria estabilidade do fórum.

Nestas dias que o fórum esteve em baixo, recebemos ofertas de colaboração, de pessoas que se mostravam disponíveis a ajudar a manter o site caso fosse necessários. A realidade é que para mal ou para bem, o GameDev-PT tornou-se uma referencia incontornável do desenvolvimento de jogos nacional. O problema é que apesar de tudo, a grande maioria toma o GameDev-PT como “garantido”, como algo que independentemente do que acontecer, há de está sempre cá, e esse não é bem o caso. Alguns utilizadores sabem, e até se mostraram disponíveis para ajudar, seja a nível financeiro como a nível de gestão.

Esperamos que compreendam, e tentamos ao máximo manter o nosso/vosso fórum intacto.

Esperamos também que com a ajuda da comunidade profissional possamos desenvolver um novo fórum que seja ainda uma mais importante referência e um pólo de informação e troca de conhecimento entre as ainda poucas mas talentosas equipas nacionais, profissionais e amadores aficionados!

A administração


10 Comentários no “GameDev-PT faz como as amebas”

  1. BigLord diz:

    I R Confused. Então era uma piada dizer que era uma piada?

    se não era porque raio separar logo no 1º de abril? o_o

  2. anonimo_do_caralho diz:

    Wow boas noticias para a Gay me deve…

    Adiante, piadas larilas à parte, onde é que se compra a Smash cá na Zona de Faro????

    Na encontre moces…

  3. çpç diz:

    “Tuga” é um termo depreciativo. Se calhar adequa-se à realidade.

  4. gr9yfox diz:

    Mas que raio, estou fora por umas horas e acontece isto?

    Até compreendo as motivações da administração mas não sei se isto vai ter o efeito que esperam. Sem a página da frente para ver os posts mais recentes rapidamente tem de se andar no labirinto das secções e subsecções à pata. Acho que isto vai reduzir o número de posts de quem anda nessa parte dos jogos tugas mas apenas por essa razão. Dá mais trabalho e pelo que vejo, têm (temos!) menos a ganhar com isso.

    Imagino várias pessoas a fugir para outros fórums.

    P.S: Suponho que o nome ficou esse porque era um domínio que o Mário Leite já tinha pago antes.

  5. david diz:

    até os profissionais da indústria seguem o guia do rumblepack de como criar um site português de videojogos :D

  6. pataponi diz:

    Isso é praticamente matar a hipotética comunidade de criadores de jogos PT. As pessoas que agora estão a começar precisam dos conselhos dos mais velhos, retirar isso é estúpido e incoerente.

  7. O fórum ainda existe, o pessoal sábio ainda vai andar por lá a ajudar os principiantes. A questão é que agora o pessoal que está nisto a sério já não será incomodado por trolls a dizer mal a torto e a direito.

    O fecho temporário do site foi feito no dia 1 de Abril para o pessoal não se passar.

  8. Cócó diz:

    Que profissionais?

    Não bastava criar um sub-fórum às moscas?

  9. [...] uma revisão que esteve activa durante alguns anos, recentemente veio outra que já foi apresentada cá no Rumblepack. Esta bifurcação tem o objectivo de evitar spam, trolls, flamewars e uma sensação geral de [...]

Deixa um comentário

Comenta