Histórico

    Procura


Videojogos a ficarem mais fáceis?
Por: | 10 de Março de 2008 às 00:42 | 19 Comentários

Artigos

Pois bem meus caros colegas. Depois de anos de negociação finalmente fui libertado! O quê?! Estão a pensar que isto é uma desculpa de última hora por eu ter preguiça de postar?! Acham mesmo?! Bem quanto a isto digamos que encontrei uma preciosidade muito motivadora, uma inspiração, uma linda inspiração.

Pois bem. Vamos a algumas nutícias. — Hah! Entenderam? Nutícias! Tipo… peguei notícias e troquei o “no” por “nu” de um modo que tivesse duplo sentido! Céus, como eu sou engraçado! Pareço já o outro com as suas grandes piadas linguísticas…

Depois do incrível sucesso e boa recepção que o Team Fortress 2 obteve, a EA Games está a preparar o seu novo Battlefield chamado Battlefield Heroes. Boa! Finalmente vamos ter uma concorrência para o aclamado jogo da Valve. Vamos cá ver um screenshot!

Hmm… Espera… Parece-me bastante familiar… Até me faz lembrar isto talvez…

Bolas EA Games! Tanto tempo a funcionar e ainda a seguir a velha fórmula? O Sim City Societies não vos ensinou nada?

Formula do Calculo do Sucesso de um jogo da EA games!

Ainda falando na EA Games agora a meio de Março vai ser anunciada o novo jogo dos Sims. Não, não é mais uma nova expansão para gastares 40 euros a cada lançamento porque a sua filha ou irmã deseja o jogo; agora será o The Sims 3. Ou seja agora é um novo jogo e mais umas carradas de futuras expansões a custarem 50 euros para aniquilarem todo o espaço do teu HDD! Depois mais informações sobre o The $ims 3 (Hah! Gostaram? Mas como é possível eu ter tanta piada, meu Deus).

Agora voltando ao tema do meu post.

Mais depois do clique.

Por: Seth, that guy who loevs mudkipz

Como jogador de World of Warcraft gostaria de usar este jogo como exemplo para o tema. Quando o World of Warcraft foi lançado o principal foco do jogo eram as chamadas Raids. O jogador tinha de se esforçar e trabalhar em conjunto com 40 infelizes até altas horas da madrugada para poder derrotar um Boss e assim poderem-se equipar para repetir o processo em mais Raids e ocasionalmente irem ao PvP fazerem 1 shot ao pessoal sem gear. Oh! A alegria de ver aquele item roxo a cair! Bons tempos, bons tempos.

Mas infelizmente grande parte dos jogadores não conseguía acesso a este conteúdo por preferirem serem casuais. Então veio o Burning Crusade, a proposta da Blizzard de tentar equilibrar o plano entre os jogadores casuais e viciados. O foco foi abandonando as Raids para se centrarem mais sobre o PvP; finalmente as pessoas que não podiam dedicar o seu tempo a fazer Raids, mesmo que o número de jogadores necessários tivessem sido reduzidos quase que pela metade, teriam também uma oportunidade de conseguirem equipar-se bem.

Mas no meio deste novo rumo, o jogo perdeu completamente o seu desafio. A alegria por ver um épico cair de uma instância desapareceu para dar lugar para um: “Humm… caiu mais um roxo… Ninguém quer né? José manda pó desenchant!“. A dificuldade de se equipar bem decresceu de se organizar um grupo de 25 pessoas, estudar tácticas, farmar consumíveis e flasks e rezar para que o tal boss de Raid drope o item que queres e que não tenha ninguém que também o queira, para passar a ser sentar-se numa caverna gélida de Alterac Valley durantes tantas partidas ou fazer 10 jogos de arena durante 40 minutos pelo menos uma vez por semana.

E ainda assim estes jogadores podem conseguir equipamentos que por vezes conseguem ser até melhores que os dos 25 infelizes que ficaram a morrer por 4 horas por 3-4 items de um boss. O desafio do jogo basicamente foi-se embora e várias guildas famosas estão a morrer.

Oh! saudades da época que se destruiam comandos de consolas com jogos do tipo Dragon’s Lair, Silver Surfer da NES e o famoso X-men da SNES.

Qual a vossa opinião malta? Acham que os jogos estão a ficar mais fáceis? Se sim, será que acham que vale a pena tirar completamente o desafio de um jogo para este poder agradar a bem mais pessoas e com o tempo acabar por ser esquecido? Acham justo um jogo perder a sua essência para uma margem de lucro maior de empresas por parte de jogadores preguiçosos? Acham que a Marilia deveria ficar com o Diogo no final da novela? Acham que o F.C. Porto ganha a Super Liga? Então postem a vossa opinião para talvez termos um debate interessante aqui no Rumble Pack!

TLDR version: Hi I am back!


19 Comentários no “Videojogos a ficarem mais fáceis?”

  1. BigLord diz:

    Versões do jogo em Easy, normal, e Hard fazem maravilhas!

  2. Eu diz:

    Acham que a Marilia deveria ficar com o Diogo no final da novela?

  3. masamuneseth diz:

    Eu tambem acho eu! Eles fazem um casal tão lindo! *lagrimas*
    Biglord alguns jogos geralmente não tem essa dificuldade e quando tem não passam da dificuldade normal com umas minimas mudanças. Não que seja talvez que os jogos de hoje em dia sejam todos faceis, mas a comparar com o passado não os acham mais faceis? Ou sera que foi porque a jogabilidade ao longo do tempo deu um grande salto ou nõs jogadores evoluimos?

  4. Alarka diz:

    Na maior parte dos jogos o hard não vai muito além dos inimigos causarem mais dano. E as munições serem mais escassas…

    Pelo menos Crysis até foi original nesse aspecto, em hard os inimigos falam mesmo em coreano e não sabemos o que gritam uns para os outros e por consequente não conseguimos antecipar as suas acções.

  5. Bom post Seth.
    Escreve mais destes que fazem falta…

  6. deadgodmax diz:

    Eu que o diga no flyff, que demorei 1 ano para chegar a lvl 75 com o meu psy e agora é so ajudas com a nova versao!
    É um penguim que da buffs é items todos bons logo ao inicio!

    Ja nao se faz “Ghosts ‘n Goblins” como antigamente!

  7. Xupaxupa diz:

    E só para ser desmancha-prazeres… encontrei este artigo:

    “Difficulty in Games: What’s wrong with fair and just?”

    http://hdrlying.com/2008/01/15/difficulty-in-games/

    Resumindo, diz que a dificuldade nos jogos, tal como conhecemos hoje em dia, deve muito a hábitos que vêm dos jogos de arcadas (grandes porções de jogo onde não se pode salvar, continuações limitadas, impossibilidade de salvar antes de um boss) e que hoje em dia, os jogadores também querem “progresso de jogo”.

    O que não quer dizer que os jogos não sejam um desafio, mas que pelo menos sejam “justos”. Posso dizer que muitos dos jogos que eu tenho não agradam à minha namorada precisamente porque a frustram mais do que a diverte.

    E como exemplo, para não se dizer que o que é preciso é Wii Sports, casual games e coisas do género, um dos jogos que ela adorou e jogou praticamente até ao fim (+50 horas), foi o Okami =)

  8. masamuneseth diz:

    Mt boa a sua opiniao xupaxupa!

  9. aware diz:

    god…i love this man!

  10. Alarka diz:

    Praticamente até ao fim?! Não chegaste MESMO até ao fim?! CRIME! xP Kiddin’

    Por acaso ainda agora tive a jogar o Contra original da NES (abul am cry)a 2 e pensei no artigo… Na altura era tão mais difícil. Mas acho que, por também serem mais curtos, devido a limitações técnicas, aumentavam muito na dificuldade, para que o jogo não perdesse tanta longevidade. Não que também não o façam agora, mas acho que será muito menos…

  11. Xupaxupa diz:

    @Alarka: Só lhe falta entrar na arca e derrotar os bosses X) E ainda não o fez, porque decidiu apanhar todas as lost beads primeiro… Já vai em mais de metade.

    Sim, antes podias chegar ao fim de um jogo em algumas horas, no máximo uma tarde (Golden Axe, Sonics, Streets of Rage, Gunstar Heroes, Megaman, Contra, etc), até porque era raro terem saves. Tinha que ser difícil!

  12. hyourinnmaru diz:

    tinham passwords…

  13. Acham que o F.C. Porto ganha a Super Liga? -> Acham que 1+1=2? já encomendei as faixas (:

    Eu acharia ridículo o esforço empregue para se jogar wow antigamente se era desse jeito (eu fujo de mmorpgs). Parece-me é que eles foram mais racionais; poderia o jogo ficar tão focado no seu público que não se expandiria mais.

    @xupaxupa Passar o contra da NES numa tarde… vai lá vai. Quando tinhas 10 anos manjavas muito então. Para o comum dos mortais, não se passava o contra numa tarde.
    Parece-me é que a NES não era uma consola de gente de 20 ou 30 anos. Para o público da NES esses jogos eram realmente difíceis. Eu quando era puto nunca cheguei ao fim do Contra sequer. O Castelvania foi um horror de dificuldade. O Boulder Dash ainda nem hoje eu consigo chegar ao fim (tentei há 3 anos… e tentei a sério!!! — usaram o boulder dash como uma puta na DS. Verti lágrimas ao ver a nova versão. Foi triste ver aquilo..).

    O RE4 passo-o em 6 horas mais ou menos. Mas a primeira vez demorei pouco mais de 20h. Claro que depois de se saber as coisas fica mais fácil. O contra é igual. Até chegar aos níveis da frente eu demorava. Após ter chegado uma vez, era num instante lá chegar.
    Não sei se será por aqui que os jogos antigamente seriam mais difíceis (graças a Deus que o Zelda agora é mais fácil!).

    Quando o jogo fica tão deliberadamente mais fácil… o que interessa é que empresa está lucrando. Temos pena dos fans; há quem queira.

    Também não sei o que poderia ser feito

  14. Alarka: “Na maior parte dos jogos o hard não vai muito além dos inimigos causarem mais dano. E as munições serem mais escassas…”

    Então o que diferente pode ser feito? Mudar design dos níveis? Não me parece que isto seja muito interessante. considero mais interessante em que para além do que disseste, conforme nível de dificuldade é desbloqueado “coisas” diferentes. Por exemplo no RE4 há lá algo de diferente.. *não spoilar se não me banem :’( *

  15. Alarka diz:

    Aumentar a IA dos inimigos é algo que vem logo à cabeça. Mudar o design dos niveis parece-me mais interessante que aumentar o dano que os inimigos causam… Mas isso sou eu, e mudar o design dos níveis não deve ser algo que os game designers gostem de fazer só para aumentar a dificuldade. E sim, desbloquear items, extras e assim é um bom apeal para se jogar um nível de dificuldade superior.

    @Xupaxupa: Epah, essa parte dentro da arca desiludiu… :S

  16. “Aumentar a IA dos inimigos é algo que vem logo à cabeça.”

    Imensos jogos implementam isso. Como certamente haverá alguns que não implementam. Não creio ser a generalidade os que não implementam. OU então eu só escolho grandes jogos para jogar cof cof.

    “Mudar o design dos niveis parece-me mais interessante”
    Insisto nas secções novas e caminhos alternativos e… pouco mais. O foco principal de cada “nível” tem de ser o mesmo se não acaba por ser dois jogos num jogo.

    Mas pra que é que tamos aqui a falar. O Keith é que é o homem da dificuldade e do videogames: serious business. ele responde já a esta merda tda :P

  17. aware diz:

    (acabaram por provar que sou tão geek como qualquer geek…*sigh*)

    Sobre a dificuldade nos jogos fico sempre com impressão que um jogo demasiado fácil é um insulto e que os jogos demasiado dificeis são absolutamente uma perda de tempo. Os jogos que eu me lembro de gostar foram sempre os que eram quase impossíveis mas só “quase”! A sensação de ter conseguido o impossível é o que há de melhor na experiencia com um jogo…para mim.

    Saudações rumblepackianos!

  18. masamuneseth diz:

    N te preocupes Aware, eu sou um nerd sedentario e sujo :D .
    E tipo abul, ok que antes era bue pesado ser forte no WoW, mas agora ta mesmo ridiculamente facil. Queria ver mais manisfetações de WoW players.

  19. hyourinnmaru diz:

    bem eu com 9/10 anos cheguei a fim do megaman 1 nes,contra cheguei mas em coop, mario várias vezes.
    de resto de nes não tou a ver.
    se contarem sonics de gamegear e afins, isso acabei todos, sempre com as esmeraldas todas, o xupaxupa não conseguia a ultima do sonic triple trouble no castelo do fang, se bem me lembro, que tempos, só se tinham 2/3 jogos e aprofundava-mos muito esses que tinhamos, as vezes acabavamos e voltava-mos a jogar de inicio, agora faz isso faz, por isso guardo esses tempos com alguma nostálgia, jogar gamegear, a pala da electricidade da escola, e ainda tenho a lendária game gear com a barra preta em cima,que no mortal kombat não se viam as barras, o xupaxupa se lembra bem. bastante bem, era o mestre do streets of rage 2

Deixa um comentário

Comenta