Histórico

    Procura


Resident Evil? That's racist!
Por: | 26 de Setembro de 2007 às 12:00 | 8 Comentários

Já todos nos rimos à custa de um certo blog que acusou o novo Resident Evil 5 de racismo, devido ao facto de matarmos zombies negros. Esta polémica volta a erguer-se uma vez mais devido a um novo artigo inflamatório sobre assunto. Tal como um zombie. They just keeps on comming. Mas não há maneira de acabar com eles?

“You mean, a bullet in the head?”

O assunto surge de novo graças ao filme Resident Evil: Extinction, prestes a estrear nos cinemas. Ao que parece o filme tem fortes inspirações no enorme Resident Evil 4, portento videojogável onde o jogador, segundo o artigo que citarei posteriormente, “mata espanhóis com um sotaque estereotipicamente mexicano”. Ora bem, convenhamos, mexicanos em Espanha? Com que propósito? Só se quiserem entrar ilegalmente em França, porque não os vejo a querer passar a fronteira de Espanha com Portugal.


Também gostaria de citar a seguinte parte:

(…)the gamers don’t just sit and watch the accented villains; they get to become the white heroes who blow them to smithereens at an average of about 900 enemies per gaming session or “playthrough.” And, in what looks like it could be a training video for a white supremacist race war or another U.S. military adventure in one of the increasing numbers of deserts on the planet, players of the soon-to-be-released Resident Evil 5 video game are placed in what could be an African country or Haiti as they blow up armies of black zombies.

E aqui tem um bom espalhanço do artigo. Ora se isto fosse uma aventura militar dos Estados Unidos, duvido que o Leon voltasse para “casa” no fim do jogo. E claro, neste excerto temos, como não podia deixar de ser, mais uma referência ao racismo presente em Resident Evil 5. Logicamente que abater zombies brancos nos jogos anteriores “não conta”. Porque eram brancos certo? Caros senhores, a partir do momento que for criado um jogo para “impedir” a reprodução da espécie humana, então poderão acusar os videojogos sobre racismo. Até lá…

Fiquem por aí, porque ainda há mais…

(…)gamers get to play in the privacy of their homes as well as on their phones and other devices in the rapidly growing mobile market, a market where nonwhites are the fastest-growing consumer group. This means that more and more black, Latino and Asian youth and adults will get to take part in killing more and more black, Latino and Asian zombies and other virtual bad guys in sci-fi and more contemporary and realistic settings.

De notar também que os brancos são o grupo de consumidores em mais rápida ascensão neste tipo de produtos. Ora talvez isto explique porque é que a maior parte dos heróis videojogáveis são brancos: porque será mais fácil ao average player encarnar o personagem do jogo. Porque afinal, reduz-se tudo a uma questão de cor - e supostamente é isso que está em causa. E isto seria, na minha opinião, um ponto mais objectável que todos os restantes presentes no artigo.

Mas o que está em questão é que não podemos andar a matar negros e asiáticos num videojogo se somos brancos, por exemplo (mensagem subjacente no utópico artigo que tenho citado). Terão de seguir isto à risca, rapaziada. Ora, recapitulemos: só podem enfrentar Gengis Khan no Age of Empires se pedirem a um vosso colega de origem Asiática que assuma os controlos do jogo aquando o confronto com as forças do imperador Mongol.

Concluindo, isto da mania da perseguição até que tem a sua piada. Peço-vos que confirmem a veracidade da afirmação.

Para verem o artigo na íntegra e se divertirem mais um pouco, cliquem aqui.

Por: Ridley Wright


8 Comentários no “Resident Evil? That's racist!”

  1. Resident Evil 0, 1, 2, 3, spinoffs – Zombies brancos
    Resident Evil 4 – Zombies espanhóis (não brancos???)
    Resident Evil 5 – Zombies negros

    OMG racismo total! Há mais jogos com zombies brancos do que de outras raças! Exijo desde já jogos Resident Evil com zombies orientais, magrebinos, indianos, nativos americanos e esquimós.

    Acho que se justifica impôr um sistema de quotas.

  2. Ricardo diz:

    e para os pretos matarem os brancos e nao serem acusados de racismo, porque afinal, sao zombies! e toda a gente sabe q os zombies sao brancos!

    e nao me digam q nao existem doenças raras em africa, isto e apenas um passo logico para a saga do RE tendo em conta o 4!

    se os pretos querem ter um reprsentaçao em jogos no mainstream tambem tem de se submeterem a estas cenas! se quiserem jogos nao recistas joguem jogos de pretos, tipo 50cent, a matar brancos o dia todo, talvez fiquem mais contentinhos ai!

  3. Tu diz:

    O Jack Thompson ainda não meteu um processo neste jogo !? :D

  4. Mike diz:

    Só espero que o filme do Resident Evil tenha direito a uma versão videojogo. Devia ficar um jogo engraçado…

  5. Alarka diz:

    Verdade, no jogo do 50cent matamos brancos. E brancos polícias. O que vale é que o jogo é merdoso e só o pessoal do hiphop é que pega nele… :rolleyes:

  6. BigLord diz:

    Provavelmente o jack thompson não meteu nenhum processo nisto porque até ele acha ridículo… xD

  7. shark (eu cheiro gatinhos =D) diz:

    hum…verdade…hoje é mais aceitavel fazer um personagem principal branco(incluindo jogo,anime,filme,barra de chocolat,lancheiras,etc)
    Mas que coisa, tanto faz, matarei os negros mesmo assim =D
    …Não sou branco e não ligo (mais) pra isso…

    Mike … vc já viu como tá o tyrant nesse filme…lol…ridiculo XD

  8. shark (eu cheiro gatinhos =D) diz:

    LOL..não tinha visto o video do RE5…tem muito mais zumbies na tela do q tinha no RE4…masi como sempre ele são todos retardados….=S

    Como um Ganado(RE4) se move…ele ve o Leon e diz “Um fosrasteiro!!!” nesse tempo ele fica 5 segundos apontando pra ti..e tu boquiaberto com a “realidade” fica esperando o q ele vai fazer. o Ganado vem correndo pra cima de você e quando ele fica a meio metro de ti…ele simplesmente para por 3 seg e você (que acabou de volta a realidade apos pirar com os graficos) bondoso como é, tira a vida dele…

    e assim por diante durante a maior parte do jogo =D
    PERFECT! O.o

Deixa um comentário

Comenta