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Jogos com sotaque… que

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  • [Parte 3] Esqueçam os altes gráfiques: o 3-D chegou!

    Abr 14th 2010

    By: Painatalméne

    1 comment

     

    Este post pertence a uma série de artigos sobre jogos em 3-D (o dos óculos) que estão a ser publicados ao longo da semana no Rumble Pack. Cada dia, um jogo.

    Quem parece estar muito interessada no 3-D é a Sony, com a sua Playstation, marca já com 15 anos. Imaginem só as novas possibilidades do “maquinão” da gigante Nipónica!

    O jogo de hoje era destinado a homenagear esta patente, mas não encontrei ainda nenhum jogo com caranguejos inimigos gigantes, pelo que este terá de servir!

    Super HYPERCUBE

    Porque Super não era suficiente.

    Este jogo pode ser comparado com o Salve-se Quem Puder (antigo programa da SIC com a fulgurante Diana Chaves), só que com peças Tetris tridimensionais e sem a parte do banho — infelizmente…

    Este foi daqueles jogos que, a meu ver, melhor se associa ao conceito de jogos em 3-D, especialmente devido à influência das peças com formas e estruturas que apenas podem ser interpretadas adoptando as perspectivas mais apropriadas. É simples, eficaz e justifica o recurso à “tecnologia” em causa.

    Agora é uma questão de aguardar pelo Super HYPER Cube II Turbo HD Remix Ultra 3-D Edition, que virá com música e mais modos de jogo — piada “foleira” às mais modernas versões do Street Fighter II, entenda-se…

    Download

    Depois desta experiência, cheguei a uma conclusão crucial acerca desta tecnologia: “a chave por detrás de um videojogo 3-D bem sucedido é…”

    – a perspectiva! –

    Lado Bê

  • [Parte 2] Esqueçam os altes gráfiques: o 3-D chegou!

    Abr 13th 2010

    By: Painatalméne

    2 comments

    Este post pertence a uma série de artigos sobre jogos em 3-D que estão a ser publicados ao longo da semana no Rumble Pack. Cada dia, um jogo.


    Eis uma a prova do forte investimento da SEGA no 3-D nos saudosos (not) tempos da Master System — aposto que a maioria do dinheiro foi para a propaganda, mas isso já é outra história…

    E é realmente interessante ver como uma companhia como a Sega tentou andar com as coisas para a frente ao desenvolver novos meios de interagir com os jogos. Já imaginaram as maravilhas que invadiram o mundo graças a projectos e ideias fora do comum como estas e…

    – é melhor não irmos por aí… –

    Com um equipamento aparentemente bem mais sofisticado que uns meros óculos de papel e plástico colorido, o Scope 3-D não foi utilizado em muitos mais jogos do que o Zaxxon 3-D e o Space Harrier 3-D.

    O último título (Space Harrier) não deverá ser estranho aos Seguistas – hoje, uma espécie em vias de extinção, graças a Dues — , visto tratar-se de um clássico das arcadas, da Master System e tendo inclusive sido incluído como mini-jogo do Santo Graal seguista, Shenmue.

    Para aqueles que desejam relembrar este jogo — ou para os que ainda não o conhecem –, segue-se uma prenda directamente do nosso GAMMA 3-D.

    – Ai os meus lindos olhos… –

    Space Harriet é um caso em que a tecnologia assenta que nem uma luva, já que o original apresentava distinção de inimigos a profundidades diferentes.

    Não há muito para dizer: é desviar e disparar. De forma totalmente revolucionária, claro. Download.

    Isto está mal… dois jogos e não consegui falar mal de nenhum?! A este ritmo serei despedido…

    Lado Bê

  • [Parte 1] Esqueçam os altes gráfiques: o 3-D chegou!

    Abr 12th 2010

    By: Painatalméne

    3 comments

    Este post pertence a uma série de artigos sobre jogos em 3-D que estão a ser publicados ao longo da semana no Rumble Pack. Cada dia, um jogo.

    Ainda nem o “HagáDê” (pronúncia tuga de HD, percebam) se tornou mainstream e já temos por aí meio mundo louco que nem uma betoneira a cuspir cascalho de como a tecnologia 3-D é que vai arrebentar com tudo e todos. Uma revolução tecnológica, milhões e milhões de pessoas dispostas a comprar esta tecnologia quase extraterrestre, mais milhões ainda de óculos vendidos — projectam as betoneiras-camião (os analistas, percebam) com aquela convicção toda de que “agora vai, o futuro passa pelo 3-D e desta vez vamos acertar no futuro”.

    Como “tecnologia-de-ponta” que se preze, esta requer material próprio — novo. Esqueçam os vossos Plasmas e LCDs Full-HD com 70 polegadas e 300 Hz de 5 mil euros — e de caminho, despeçam-se daquela placa gráfica de 500 euros que compraram para o vosso PC. O melhor mesmo é meterem tudo no caixote do lixo e prepararem-se para televisões 3-D Ready e Full 3-D — ou algo assim.

    Para comemorar os feitos revolucionários (?) do 3-D, trago-vos uma série de artigos sobre jogos que usam esta tecnologia. Mas não se tratam de jogos que supostamente já toda a gente conhece e de que é suposto falar — ou um determinado filme de bonecos azuis do “Jaime Camarão”.

    Nesta série de artigos, vou-vos falar do que surgiu o ano passado na Kokoromi Collective, uma exposição indy que procurou reviver projectar esta tecnologia nostálgica futurista e atribuir-lhe alguns toques únicos e criativos — a GAMMA 3D.

    Tudo o que precisam para usufruir destes jogos em todo o seu potencial é de um par dos tais óculos vermelhos e azuis. Se não possuem nenhuns, o Rumble Pack ensina-vos como podem fazê-los com as vossas próprias mãos.

    Segue-se a primeira parte depois do clique:

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    Lado Bê

  • PAGUE — Mãe, há Videojogos no meu desenho animado!

    Mar 20th 2010

    By: Painatalméne

    5 comments

    lado-b-copy-32

    Hoje em dia, um marco “economico-artistico-social” – que palavrão! — em qualquer área do entretenimento nunca é limitado à sua origem. Livros dão origem a filmes, filmes dão origem a séries e tudo isto dá origem a videojogos. Mas o contrário também acontece!

    Poderão ser mencionados directa ou indirectamente mencionados num episódio excepcional de uma série popular, geralmente com fins humorísticos. O seguinte excerto é um exemplo de referência indirecta:

    E depois temos os desenhos animados baseados directamente em videojogos e mesmo licenciados. Pedaços épicos da nossa tão bem passada infância com o objectivo de transmitir o prazer do videojogo para o nosso Buéréré – ou então apenas para conseguir uns trocados através de uma série de qualidade duvidosa!

    O PAGUE — sigla de Para Além do GUiquE — é mais uma sub-coluna do Lado B dos Videojogos, dedicada a relacionar e destacar a influência dos videojogos na vida quotidiana:

    Porque esta não é controlada por um comando…

    Porque esta não é possível de desligar…

    Porque esta não é uma consola…

    … Amén!

    E o tema de hoje é relacionado com essas mesmas obras de animação acima mencionadas.

    Devo avisar que se trata de um artigo com bastantes vídeos, um autêntico Sugador de Tráfego Internacional!

    Portanto se estão com o tráfego em baixo e odeiam animação para meninos de fraldas, ainda vão a tempo!

    Depois do clique, o choro é livre — não digam que não avisei!

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    Magia Tha Gathering

  • Perguntaram por máquinas de jogos, não brinquedos!

    Mar 16th 2010

    By: Painatalméne

    9 comments

    Estava eu numa das minhas aventuras nas internetes quando me deparo com candidaturas para o Beta de um jogo que nem sabia que existia: o Necessidade Por Velocidade: Mundo – suponho que ficaram sem ideias para mais subtítulos e perderam a conta após tantos capítulos, portanto Mundo teve de servir!

    E eu, mero jogador de jogos de crianças e bonecos, comentei: “porque não?”

    Durante o registo, deparo-me finalmente com a secção do questionário, e a primeira pergunta intrigara-me um pouco, a início!

    – Hum… –

    Posso estar errado mas… não falta aqui nada?

    … Não?

    – claro que não! –

    por: Darth Messaiah

     

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