Antevisão de 2012 – 1ª Parte
Final Fantasy XIII-2 (Ps3, Xbox 360)
Produtora: Square-Enix
Editora: Square-Enix
Género: RPG
Data de lançamento: 3 de Fevereiro
Final Fantasy XIII pode ter sido uma grande desilusão para muitos, apesar de ser um jogo muito bom para outros (como eu), mas apesar das críticas a Square-Enix decidiu fazer uma sequela directa ao jogo. A história passa-se três anos depois dos eventos de Final Fantasy XIII e contará com personagens do jogo anterior, como Lightning e Serah, tal como novas personagens que terão um papel importante na história, como Noel e Caius. O jogo será muito menos linear do que FF XIII e visitaremos várias localizações em várias épocas, graças ao novo sistema de viagens no tempo. Outras novidades incluem opções de fala nos diálogos, ao estilo de Mass Effect. O jogo terá vários finais (não afectados pelo sistema de escolhas no diálogo) e um sistema de combate melhorado, que irá incluir adições como podermos ter criaturas com que podemos lutar na nossa equipa de combate. O jogo inclui também um sistema de puzzles de nome Temporal Rift e mudanças ao viajar no cenário, com os monstros a não aparecerem no mapa e a adição do Mog Clock.
Resumindo, o jogo trás uma grande quantidade de novidades e parece melhorar o jogo anterior em tudo o que este falhava. Falta apenas acrescentar uma banda sonora e história com a qualidade de FF XIII e este jogo será um sério candidato a melhor RPG de 2012.
Catherine (Ps3, Xbox 360)
Produtora: Atlus
Editora: Deep Silver
Género: Puzzle
Data de lançamento: Fevereiro (Dia indefinido)
Já disponível no Japão e América, só em Fevereiro Catherine sai na Europa. Mas tarde é melhor do que nunca e Catherine será um dos jogos mais originais e únicos de 2012. Dos criadores de Persona, Catherine é um jogo de puzzles com gráficos com estilo de anime e uma história de grande qualidade com vários finais. A parte principal do jogo, os puzzles, consiste em mover cubos para abrir caminho até ao topo, não sendo lento de mais para o protagonista, Vincent, não morrer. O jogo recebeu boas pontuações até agora (8.5 na Gamespot, 9 na IGN, etc.) e os fãs da Atlus terão aqui uma compra obrigatória e um jogo a não perder.
SSX (Ps3, Xbox 360)
Produtora: EA Canada
Editora: EA Sports
Género: Desporto
Data de lançamento: 17 de Fevereiro
Pela primeira vez em HD, a série SSX parece melhor do que nunca com este jogo para Ps3 e Xbox 360. O jogo irá incluir uma grande quantidade de percursos baseados em localizações reais e também características específicas para cada montanha, o que irá tornar o jogo mais variado. Os gráficos estão bastante melhorados em relação aos dos jogos anteriores e SSX é um dos candidatos a melhor jogo de desporto de 2012.
Ghost Recon: Future Soldier (Ps3, Xbox 360, Wii, Nintendo DS, PSP)
Produtora: Ubisoft
Editora: Ubisoft
Género: Shooter Táctico
Data de lançamento: 9 de Março
O próximo Ghost Recon será um shooter táctico na 3ª pessoa, excepto quando apontamos uma arma com mira ou disparamos quando estamos em cobertura. O jogo terá gráficos de qualidade, uma habilidade que torna a personagem invisível e nos ajudará a passar despercebido por inimigos à Metal Gear Solid, um sistema de personalização de armas e comptabilidade com o Kinect na versão Xbox 360. O nível de qualidade do jogo parece elevado e provavelmente será uma compra obrigatória para os fãs de jogos do género.
Mass Effect 3 (Ps3, Xbox 360, PC)
Produtora: BioWare
Editora: EA
Género: RPG
Data de lançamento: 9 de Março
Após dois grandes jogos a trilogia Mass Effect está melhor do que nunca e 2012 marcará o final da luta de Shepard (e não só) contra os Reapers. A história do jogo será afectada pelas escolhas feitas nos capítulos anteriores e voltarão várias personagens de Mass Effect e Mass Effect 2. O sistema de combate do jogo será semelhante ao dos jogos anteriores, mas terá varias melhorias. Agora não é preciso encostar a personagem a um pequeno muro ou algo do género para se poder saltar sobre ele e entre as novidades incluem-se também a capacidade de dar uma cambalhota para nos desviar-mos de ataques inimigos, como acontece em jogos como Uncharted, um sistema de combate corpo-a-corpo melhorado e combatibilidade com o Kinect na versão Xbox 360. Além do modo história, Mass Effect 3 incluirá um modo multiplayer online para 4 jogadores em que será possível criar as nossas próprias personagens para completar estas missões cooperativas.
Resident Evil: Operation Raccoon City (Ps3, Xbox 360, PC)
Produtora: Slant Six Games e Capcom
Editora: Capcom
Género: Third-Person Shooter
Data de lançamento: 6 de Janeiro (PC); 23 de Março (Consolas)
Desenvolvido pela Slant Six Games, que já trabalhou em jogos da série SOCOM, juntamente com a Capcom, RE: Operation Raccoon City será muito diferente dos jogos habituais da série, e trocará o ambiente de terror (já um bocado esquecido em Resident Evil 5) por uma maior quantidade de acção, transformando o jogo num TPS. Poderemos controlar 6 personagens diferentes, cada uma com as suas características e apesar do jogo não ser de terror continuarão a existir zombies no leque de inimigos. Um dos focos do jogo será o modo cooperativo. Apesar de não ser um dos jogos mais esperados de 2012, Operation Raccoon City merece estar nesta lista porque será uma grande mudança na série Resident Evil e tem possibilidades de ser um jogo de qualidade ou (mais provavelmente) um grande flop.
There are 3 Comments to "Antevisão de 2012 – 1ª Parte"
Grandes jogos vamos nós ter em 2012, pena não haver dinheiro para nenhum deles.
Esse novo Resident Evil até tem potêncial. Acho interessante a nova perspectiva, agora do lado dos maus da fita, do desastre de Raccon City. Sim, não é desta que o terror puro dos originais irá voltar, mas é um Spin-off portanto até pode ser perdoado. Quem sabe se o jogo não nos surpreende nesse aspecto?
Sobre 2012, será um ano extremamente interessante devido ao número de projectos arriscados que tornarão os próximos tempos intensos para fãs de algumas séries (Tomb Raider, Hitman, Silent Hill, etc).
Se calhar o Raccoon City até pode ser bom, mas é tão diferente dos jogos habituais da série que pelo menos em vendas deverá ser pior…O Tomb Raider e o Hitman parecem brutais! ^^ Fica atento ao blog, em breve vou postar a 2ª parte e falar sobre mais jogos :D