Nestas últimas semanas, apenas um e um só jogo tem sido referido tal era a sua expectativa a nível de vendas e críticas.
Assim sendo, as pessoas estão actualmente divididas em três grupos:
- os adeptos de documentários de guerras e banhos de sangue em massa;
- os que não recuperaram do choque após o marco histórico que foi o reconhecimento da União Europeia como território mundial por parte da Square-Enix;
- os sofredores da “Nostalgia Nintedista”.
Mas qual o motivo por detrás desta tal sensação nostálgica associada à Nintendo? O segredo foi uma revelação deveras curiosa.
Encoberta de hipérboles envolvendo a suposta descoberta da quarta dimensão após cerca de 15 anos – GRANDE Cammie Dunaway! – foi revelada a nova proposta da empresa de videojogos mais famosa do mundo para chular dinheiro inovar a indústria, que é…
– a caixa encarnada! TA-DA-DA-DAAA! –
(Not So) New Super Mario Bros. Wii funde nostalgia com “inovação” através de um sistema para até quatro jogadores em simultâneo e que decorre em ambientes típicos de videojogos de plataformas em duas dimensões – portanto NADA A VER com o Little Big Planet lançado há um ano atrás, pois não?
Apesar da jogabilidade tradicional, o estilo audiovisual foi completamente reciclado de um certo jogo da DS renovado com altes gráfiques.
E sabem quem é que chegou primeiro a esta fórmula dogmática e absoluta? A comunidade freeware, com Super Mario War – sim, leram bem, WAR!
– uh… Multi Kill? –
Portanto se não estiverem interessados em pagar uma “Wii + jogo + outros 3 comandos” para usufruir dos bons velhos tempos a quatro, não hesitem em clicar aqui para invocar as “supremas forças dos mundos das Internétes” e juntar quatro humanos em cima do mesmo teclado!
O culto por detrás da Nintendo como sendo o actual símbolo de nostalgia deu então origem à NCFC, um evento amador/independente online onde foram apresentados projectos independentes e sem aparentes fins monetários baseados nas obras retardadas clássicas da gigante nipónica – substituam Nintendo por Sonic e têm a SAGE, já aqui abordada anteriormente.
Em diferentes estados de desenvolvimento, alguns destes apenas apresentam vídeos ou imagens, mas outros incluem demonstrações jogáveis e promissoras. Portanto não hesitem em ler o resto do artigo!
– … –
… vá lá, é sempre melhor que mostrar a todo o mundo que já fizeram sexo!
Uma exposição Nintendista com canalizadores saltitantes… quem diria?
Com um conceito simples mas eficaz, o Super Manel é indiscutivelmente o ícone mais popular ícone dos videojogos, simbolizando simplicidade, diversão e fantochadas de cogumelos e tartarugas. Evidentemente, um jogo que marcou vidas não podia faltar por cá!
Normal Super Mario Bros. 3 é um dos projectos da NCFC mais peculiares, mas não dura muito mais que cinco minutos. Cabe a vós, camaradas rumblepackianos, decidir se vale a pena transferir uma obra com um só nível.
AVISO ÓBVIO: não é tão normal quanto isso!
Era uma vez um “robot do sexo feminino” — huh?
A saga Merdoid — ou lá como se chama — estendeu o conceito de jogo de plataformas a fim de abranger uma maior complexidade, suportada por mundos não-lineares interligados e ferramentas por descobrir que serão essenciais para a progressão na aventura. Na NCFC destacaram-se dois projectos baseados nesta licença.
Project AMR2 assenta num estilo 2D à moda antiga, como se pode constatar na primeira imagem em cima – demo, anyone? – e Project: Prime procura recriar o primeiro jogo da série com o mesmo nome, recorrendo ao motor de jogo CryENGINE 2 – responsável por choradeiras por parte dos “lórdes do PC”.
If all else fails, use Fire(fox)
Muitos outros projectos foram apresentados na NCFC, nomeadamente o Dimension Shift:
– eww… isso é Paint? –
Baseado naquela ferramenta inútil da DS chamada Pictochat, em Dimension Shift desenhar caminhos e estruturas é essencial a fim de atingir o final de cada nível. O rato substitui a caneta/stylus para simular um ecrã táctil. Um projecto completamente inovador e original… ou seria se não existisse o Line Rider ou o Crayon Physics. Either way, é engraçado e gratuito, que mais querem? Download, já!
Mais projectos da NCFC:
- Mario Learns About Colors 2 (jogável) – vá lá que por aqui joga-se mais do que se “aprende”…
- Mushroom Kingdom Fusion (jogável) – Mario arrasa com os vilões do Halol e do Merd… Mega Man!
- The Legend of Zelda: Chiming Bells (tech demo) – esplendor 8-bit… só?
- Pokémon Ryen – Ryen? Que cor/pedra preciosa é essa?
- Cognitive Dissonance (jogável) – um suposto capítulo da série Mother/Earthbound.
E claro que se nenhum dos anteriores for do vosso agrado, podem sempre recorrer aos clássicos — sem pagar!
E porque revelo isto? Ora porque para vocês só quero o mais barato melhor!
– estou (quase) sempre ao vosso serviço! –
Por: Darth Messaiah
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