Ao longo dos tempos, o universo do entretenimento virtual tem sido brindado com dispositivos que procuraram revolucionar o modo como interagimos com os nossos videojogos. Uns foram muito bem aceites; outros acabaram por não beneficiar de tamanho sucesso, a nível comercial; e ainda há aqueles que resultaram de iniciativas sem fins lucrativos. Wii Fit – graças à Balance Board – ou Guitar Hero e Rock Band – com os seus comandos em forma de instrumentos – são apenas alguns dos exemplos de periféricos inovadores que marcaram esta indústria.

E aqui está um que nunca passará de projecto… creio eu:

2008-05-23-toilet-hero

Neste segundo artigo da secção LUDICOLoUcas Demonstrações e Invenções Comerciais e Ocultas — , d’ O Lado B dos Videojogos, serão referidas algumas ideias que se distinguiram pelos seus graus de cooperação e… intimidade.

 

Spock Approves!– ”Hmmm… ok, why not?” –

O que foi ele fazer? Descubram, depois do clique ;) .


Intimate Controllers

Comecemos com os dois comandos de JennyLC Chowdhury, apresentados na seguinte imagem…

– mas eu não encontro nenhum comand… não, não pode! –


– Roupa Interior!? Mas que ideia tão… genial! –

Cada um dos ”comandos” apresenta seis botões, separados em três diferentes níveis de intimidade diferentes, contribuindo assim para uma experiência única de jogo para casais – não me parece que tenha piada jogar individualmente, com a mesma pessoa a vestir o soutien e os boxers… digo eu.

Com o fim de testar os dispositivos-maravilha, foi criado um simples jogo de ritmo, em que é preciso carregar no botão certo, na altura certa. À medida que se vão passando níveis, a complexidade vai aumentando — ou seja, mais símbolos correspondentes a botões de diferentes ”intimidades” vão aparecendo, resultando assim numa atrevida sessão de apalpões…mas ninguém se queixa, pois não?

– E agora vejam os Intimate Controllers em acção –

Se quiserem mais informações, podem visitar o site de JennyLC.


Massage Me Jacket

E com isto as experiências cooperativas acabaram de atingir um nível completamente diferente — uma pessoa joga, enquanto a outra descansa!

– ok… estou a ficar com medo… –

Este colete simula o comando de uma consola – neste caso, de uma Playstation – e inclui várias zonas que substituem os diferentes botões do mesmo, ”convertendo” quem o vestir num comando gigante, e podendo usufruir de uma sessão para relaxar, uma vez que o dispositivo está preparado para converter os toques nos ”botões gigantes” em agradáveis massagens.

– … Wii Jacket, anyone? –

Como a ”peça de roupa” limita-se a substituir o controlador, esta é, obviamente, compatível com os jogos da respectiva consola. Imaginem as possibilidades: pancadaria, simulações automóveis e desportivas, ritmo… mas não me parece que sirva de substituto a um tapete de dança, uma vez que não deve ser agradável jogar com os pés em cima do vosso camarada, mesmo com o colete vestido!

Para mais informações, imagens e mesmo instruções sobre como criar o vosso próprio colete, podem visitar as páginas web Massage me e Instructables.

Podem também ver os seguintes vídeos:

– ui, aquilo é Tekken 2? –

– uhm… pois, sim, podem jogar sozinhos… –


Podem nem ser revolucionários ou elogiados pela maioria das pessoas, e podem mesmo ser ridiculamente atrevidos ou marotos, mas estes projectos, únicos e peculiares, procuram afastar-se dos esquemas tradicionais de interacção — a partir dos quais os videojogos tendem a ser estereotipados — , podendo assim contribuir para o enriquecimento e crescente variedade desta indústria de entretenimento, actualmente apreciada por cada vez mais pessoas com diferentes princípios e estilos de vida.

Podendo nem ser melhores que os jogos e esquemas clássicos, por vezes até convém arriscar e tentar algo peculiar…

anigif– … pode acabar por correr melhor que o esperado… ou não!  –

Por: Darth Messaiah

Gostariam de ler o primeiro artigo da secção LUDICO? Cliquem aqui.