E vem aí uma nova geração: Welcome Back to Bizarro World!
Por:
emogrumpyuke | 2 de Agosto de 2011 às 00:46 | 6 Comentários
Por: emogrumpyuke | 2 de Agosto de 2011 às 00:46 | 6 Comentários
A próxima geração aproxima-se e com ela vêm os meltdowns, declarações idiotas e os consequentes lulz a que as guerras das consolas já nos habituaram.
- hum?! o rambele voltou? –
Mais do que ataques de hackers a tudo o que é companhia relacionada com videojogos, são verdadeiras mudanças que despertam interesse que consiguem acordar o pessoal do Rumble Pack. E na passada semana aconteceu o primeiro sinal que confirma verdadeiramente como a indústria tem estado mais uma vez a mudar.
- sim pois! -
Ainda não há muito tempo atrás andava-mos nós a mostrar GIFs do Iwata a mergulhar em piscinas de dinheiro e com DSs a imprimir notas, quando de repente o quadro de giz tão bem conhecido pelos fãs da PS3 começa a fazer cada vez mais sentido aplicado à Nintendo 3DS.
- parece que 3 anúncios com o Robin Williams e a filha no mesmo intervalo publicitário não fazem milagres -
Primeiro foram as notícias de que a consola demorou mais tempo do que o previsto a vender o stock inicial, seguindo-se as vendas no primeiro mês terem falhado as expectativas da Nintendo. E finalmente as vendas da consola na Japão (onde a DS original chegou a vender centenas de milhares de unidades por semana) têm estado consistentemente atrás da PSP. A machadada mais recente surgiu em forma de uma onda de jogos adiados e cancelados.
- todos adoram a Capcom por estes dias -
Assim antes que a situação saia fora de controlo, em menos de 6 meses após o seu lançamento, temos a Nintendo a baixar o preço da 3DS em quase 100 dólares. Para compensar os fãs que decidiram comprar a consola mais cedo mesmo com um número reduzido de jogos, a Nintendo vai oferecer o download de cerca de uma vintena de jogos NES e GameBoy Advance.
- a Nintendo pensou que não precisava de jogos, percebam -
Na Europa ainda falta saber o valor exaCto bem como o real efeito desta medida uma vez que a consola já é vendida muitas vezes com grandes descontos em várias lojas.
Quem certamente já sentiu o efeito deste anúncio foram os accionistas, especialmente o avô dos nintendistas, Yamauchi, que no mesmo dia viu as suas acções desvalorizarem 500 milhões de dólares…
- e eu só tive de reduzir o meu salário para metade! :3 -
Tudo isto é bem reminiscente do lançamento da Xbox original em que a Microsoft depressa se apercebeu que o Halo sozinho não fazia milagres e que ninguém estava disposto a comprar a consola ao seu preço de lançamento (excepto seguistas como eu <_<;; ). A diferença é que, pelo menos na altura, a Microsoft tinha jogos e comandos a sério para oferecer aos que compraram a consola a peso de ouro…
A 3DS tem agora 4 meses para mostrar o que vale! Mas talvez o mais impressionante (num mau sentido) desta história é o facto de a Nintendo admitir que irá vender a 3DS com prejuízo. Nem mesmo nos piores anos da N64 e da GameCube a Nintendo se viu obrigada a tomar esta decisão.
À primeira vista pode não parecer grande problema, afinal a Microsoft e a Sony sempre foram adeptas desta prática, até que nos apercebemos do tempo que demora a tapar este buraco financeiro. Para terem uma ideia, a Microsoft ainda não tapou o buraco que cavou com a Xbox original e a Sony, apesar das vendas mundiais da PS3 terem melhorado muito, já dificilmente recupera completamente das perdas até ao fim desta geração.
No entanto, quando nós andávamos a mamar demos em eventos Nintendo, não vimos nenhuma reaCção que fizesse antever a aCtual situação. Provavelmente ninguém estava a contar com o preço de lançamento e com a seca de jogos nos meses seguintes. Mas mais que isso talvez estivessem demasiado embriagados com o sucesso da DS para notar que as circunstâncias já não são as mesmas que em 2004 e 2005. Afinal se a DS original foi um sucesso porque é que a sucessora não seria?
,
- os fabricantes lançam hardware cada vez mais diferente dos protótipos : ( -
Para além do preço e da falta de jogos outras razões poderão estar a contribuir para esta situação.
Há muito que se fala que os smartphones e mais recentemente as tablets andam a roubar quota no mercado de jogos (especialmente no que toca aos casuais tão bem explorado pela DS) . Portanto, não é de estranhar o discurso agressivo do Iwata durante a GDC em relação à nova onda de garage games para estas plataformas. Eu compreendo que a Nintendo gostaria que as pessoas continuassem a comprar o seus jogos de magia, de treino mental e colectâneas de livros em domínio público nas suas plataformas com cartuchos que eles próprios fabricam. Mas infelizmente para a Nintendo, há o inconveniente de jogos deste tipo custarem muito menos numa app store e a percentagem resultante da venda que vai para o developer ser mais generosa.
Pode tornar-se complicado vender jogos a 30 euros, anteriormente considerados budget, quando em muitos casos existem jogos com o mesmo replay value e até mesmo com melhores gráficos a uma fracção desse preço num smartphone.
A PSVita também irá estar sujeita a este escrutínio e provavelmente só quando estiverem as duas em simultâneo à venda durante alguns meses veremos o verdadeiro impacto que a nova situação do mercado irá ter nas vendas das portáteis dedicadas.
Outra razão poderá ser o próprio 3D estar a falhar como selling point que a Nintendo quer fazer passar.
Há quem não ligue nenhuma ao 3D e ache consola nada de especial sem a “gimmick”. Há quem se sinta mal após sessões de jogo em 3D. Já começam a haver vários dispositivos capazes de mostrar imagem 3D sem óculos e a novidade pode ter-se desvanecido. Ou talvez o 3D simplesmente não seja o suficiente para diferenciar a 3DS de todas as outras revisões da DS original…
– há também quem compre óculos para ver a 2D… –
Enfim, a nova geração ainda agora chegou e já começa a palhaçada. Mal posso esperar que todas as outras consolas saiam! Pena que o Kutagão já não esteja na Sony…
E vocês o que acham que vai acontecer à 3DS?
- ficaram todos a pensar que o rambele ia voltar :lol -
Fonte: [Satoru Iwata]
As pessoas que se sentem mal a jogar em modo 3D devem ter sérios problemas em lidar com a vida real, visto que vão viver toda a vida em 3D, coitados.
Essa coisa da pra jogar GT5?
E era uma vez a Nintendo! Sempre a cair a partir daqui. xD
como orgulhoso nintendista, a nintendo pode não ter cuspido dinheiro por todos os lados com a 3ds, mas calma anti-nintendistas que os miyamotos e yamauchi ainda nao desistiram.. já se esqueceram que a ds e wii ainda vendem apesar de possuírem tecnologia do sec. xix? Não é um pequeno problema de vendas ou a vita que mata a consola dos remakes n64. o importante nas consolas da nintendo é ter zelda, mario, metroid e outros franchises, que nós nintendistas vamos atrás e comemos o que nos mandam.
btw – O que interessa é que a nintendo está lucrando, :3 oh wait..
PS3 não tem jogos
jabadaia: A sério? não, a sério?