jump to navigation

A história de Akihabara “Parte 2″。(Danny Choo) Outubro 19, 2010

Posted by Pedo_Bear in : Uncategorized , trackback

Parte 2 de 3

No outro lado da rua encontra-se a Radio Center que ainda está em funcionamento. Eles mencionam que esta foto foi tirada logo após a Segunda Guerra Mundial.
Após o Japão ter perdido a guerra em 1945, vários técnicos de rádio e engenheiros de electrónica dispersos à volta do mundo regressaram a casa no Japão. Nessa altura, não havia muitos empregos e a única coisa que eles podiam fazer eram maquinas de cozer arroz ou potes.
Eles queriam contribuir para a reconstrução do Japão, e por isso, chamaram todos os engenheiros japoneses para se reunirem em Akihabara. Nesse tempo, a radio era o único meio de diversão numa era em que a imprensa e outras formas de entretenimento eram escassas – por isso, os engenheiros focaram os seus esforços para trazer mais rádios às pessoas.
Muitos livros infantis da altura retratavam Akihabara como sendo a “cidade do futuro”.


Fotografia em cima foi tirada em 1965 da parte de fora do Estabelecimento Comercial de Akihabara (Depaato/デパート) que está actualmente desmantelada.
Entre 1960 e 1970, começaram a aparecer em Akihabara, electrodomésticos nas lojas de electrónica - TV’s, maquinas lavar loiça, frigoríficos, etc…
Durante a mesma altura, a localidade de DenDen em Osaka sofreu um crescimento muito semelhante e também acabou por se tornar numa zona de electrónica.


Uma outra foto de 1965 tirada na plataforma de Sobu em Akihabara.
Durante os anos 70, a popularidade dos computadores pessoais tinha começado a aumentar e além de terem aparecido lojas de computadores, também começaram a aparecer lojas de computadores em segunda-mão em torno de Akihabara.
Lojas relacionadas com música nasceram durante o mesmo período devido à popularidade de equipamentos de música e de discos importados


Foto tirada em 1965 com a saída da cidade Eletrónica de Akihabara.
Em 1973, Chuo Dori só era utilizada para peões nos fim-de-semana para que as pessoas pudessem fazer compras de forma mais relaxada – durou até 2008 quando ocorreram as esfaqueamentos de Akihabara que tiraram 7 vidas.
Aliado ao “Boom” da Family Computer (Famicon, conhecido no Ocidente como NES) consola de jogos dos anos 80, muitas lojas de jogos começaram a aparecer à volta de Akihabara. Por esta altura, lojas relacionadas com a música estavam por todo o lado.


Continua…

Comments»

no comments yet - be the first?