Marvel vs. Capcom 3: Fate of Two Worlds – Análise

 A série Marvel vs. Capcom é o crossover mais conhecido nos videojogos. Depois de dois jogos em gerações anteriores, o 3º jogo da série foi lançado na PS3 e na Xbox 360. Mais uma vez as personagens são retiradas às séries mais famosas da Marvel e da Capcom. Há personagens para todos os gostos: do lado da Marvel vemos personagens como Hulk, Deadpool e Phoenix; do lado da Capcom encontram-se Dante, Wesker e Viewtiful Joe, entre outros.

 Depois de comprar SSF4 e ficar arrependido da compra por não me ter conseguido habituar aos controlos complicados do jogo, decidi dar outra oportunidade aos fighters da Capcom. Será que valeu a pena? Ou só os mais pacientes e/ou experientes devem comprar este jogo?

 Nos combates duas equipas de três lutadores lutam uma contra a outra. As várias personagens têm estilos de combate diferentes, por isso não se preocupem porque jogar com X-23 não tem nada haver com controlar Ryu, de Street Fighter. Para executarmos combos existem ataques fracos, médios, fortes e ataques especiais, que servem, por exemplo, para mandar o inimigo para o ar, dando-nos a possibilidade de iniciar um combo aéreo. Além dos combos também podemos fazer ataques especiais, fazendo certos movimentos com o analógico e clicando num butão de ataque, e, enchendo o Special Gauge, podemos executar Hyper Combos e Team Combos. Como são equipas que combatem umas contra as outras, podemos mudar de personagem meio do jogo, e até fazer combos sem parar utilizando os vários membros da equipa. É possível também chamarmos personagens da equipa para fazerem um ataque contra o adversário. Além de tudo isto existe o X-Factor, que aumenta temporariamente o poder da nossa personagem.

 Apesar de não ter tantos modos de jogo como SSF4, MVC3 contém um modo Arcade, com uma boss battle final espectacular e finais diferentes para cada personagem, um modo Versus para lutarmos contra os nossos amigos na mesma consola, o modo Mission onde temos que executar os combos que aparecem no ecrã e um modo Online para lutarmos com pessoas de todo o mundo. Dependendo da qualidade conecção, pode haver ou não lag. Recentemente o jogo recebeu uma actualização que nos trás o Event Mode, em que podemos escolher vários eventos para completar (os eventos têm vários objectivos, e existem eventos em que temos jogar online e outros em que não precisamos de ter a consola conectada à internet).

 Os gráficos estão muito bons,  e fazem lembrar os comics da Marvel. As animações das personagens estão 5* e a explosão de cores que existe frequentemente no ecrã torna o jogo ainda mais frenético do que seria sem elas. Os cenários onde acontecem os combates são animados, ao encontrário de por exemplo, SSF4 3D Edition. As vozes das personagens têm uma boa qualidade (a personagem Deadpool é hilariante no bom sentido) e podemos escolher se queremos vozes em japonês ou em inglês nas personagens da Capcom.

 Para fãs dos fighters da Capcom, este jogo é mais uma compra obrigatória. De resto, tanto os jogadores mais experientes no género como os novatos que querem experimentar MVC 3 (que se quiserem podem utilizar o Simple Mode que existe no jogo, com controlos mais fáceis) devem comprar este jogo, que irá proporcionar-vos umas boas horas de diversão a jogar com os vossos amigos, ou até contra a consola ou outros jogadores online. Se não quiserem arriscar, tentem arranjar emprestado primeiro, mas provavelmente vão gostar do jogo o suficiente para o comprarem. Para avisar os mais distraídos, estão disponíveis desde à um tempo (não sei quando foram lançadas) duas personagens para fazer download pago na PSN ou Xbox Live, por isso quem tiver a gostar do jogo e não as achar demasiado caras tem aqui mais uma razão para continuar a jogar um dos melhores fighters do ano. Acho que o novo Mortal Kombat vai superar este jogo, mas até lá já tenho um fighter com que me entreter.

Por Rui Santos :-)

Write a Comment

XHTML: You can use these tags: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Shortcuts & Links

Search

Latest Posts