Quarta-feira passada, Moisés regressou à Terra e separou-a em dois:

– 1: aqueles que podem jogar Gran Turismo, e 2: “o resto”! –

Infelizmente, um potente requisito se coloca como obstáculo à adesão à selecção privilegiada: ter uma PlayStation 3, algo para muitos considerado profano e símbolo de tirania exclusiva. Estarão os Nintendistas, Caixistas, PêCistas e demais não-Sonistas” predestinados a uma Bida insípida, inodora e incolor?

Preparem os Bossos PêCês e Bolantes, porque existe uma salBação… meio “profana”, mas cumpre o pedido!

A análise a este jogo misterioso depois do… exacto, do CLICK!

– digam olá a “Live for Speed”

1 — The Real DriBing Simulator? Sure, but it ain’t the only one!

Esta obra, da autoria de “quase quatro” pessoas, resultou de uma tentativa de disponibilizar a experiência mais realista possíBel num formato digital, e sem recurso a consolas, aquelas máquinas do Demónio pelas quais os “nerdos” exibem tamanho rancor. Os “gráfiques TrêsDê” serão decerto aceites pela comunidade dos jogos independentes, mas é a física o elemento-chave em Live For Speed. Digo até mais: as forças da Natureza estão de tal modo implementadas que, para os entusiastas dos jogos de corridas-para-meninas — incluindo tu, Forza! –, até as mais simples funcionalidades automobilísticas serão encaradas como desafios “herculeanos”… “hercúleos”… whateBer!

– se conseguirdes ligar o carro à primeira, sois autênticos “CROMO“s –

Os controlos por intermédio de rato e teclado poderão não ser propícios a uma boa primeira impressão, mas funcionam surpreendentemente… “bem”. TodaBia, não consigo deixar de pensar que seriam melhor(mente) aproveitados num jogo de corridas  mais acessível ou “arcada”, onde a movimentação do rato (correspondente ao Bolante) e os botões esquerdo e direito (como acelerador e traBão, respectivamente) assentariam que nem uma luva! Quiçá, poderei roubar a ideia e desenBolBer o primeiro jogo de carrinhos de choque de Macho!

De qualquer modo, o recurso a um comando é recomendado.


2 — Daqui p’rá frente, é SÓ P’RA HOMENS… mas que mais há para dizer, afinal?

Pois claro, o conteúdo… esse grande dilema!


– a Bersão completa do jogo apresenta novos conteúdos… e este não é um deles! –

Live for Speed não é um jogo gratuito, mas a sua demonstração sim; e apesar desta contar com uns meros 3 carros e uma pista, são os modos e opções que determinam a longevidade de uma simulação — tau, mesmo no teu focinho, Gran(de) Turismo!

Como seria de esperar de uma demo, apenas dispoem de um modo de corrida em rede ou individual, com suporte para mais 11 carros em pista — mais que o Forza, de longe –, e eu diria que é mais que suficiente para uns serões com amigos capazes de tolerar as adversidades de uma condução ultra-realista e perigosa, onde o mais ligeiro dos contactos físicos entre máquinas é letal para todos os envolvidos.

– usa a Força, Luke. O carro desaparece mas é pelo teu bem! –

No entanto, os mais dedicados dispõem de duas alternativas adicionais pagas para Live For Speed:

  • Demo – 3 carros, 1 pista — download aqui, gratuito (well, duh!);
  • Pacote S1 — 9 carros, 4 pistas — aprox. 15 €;
  • Pacote S2 — 20 carros, 7 pistas — aprox. 30 €.
  • Numa versão comprada do jogo, também será possível jogar contra 20 carros controlados pelo computador.

Para comprar uma licença, basta aceder aqui uma vez feito o download da demonstração. Poderão também Bisitar o arquivo de conteúdo adicional para obter material extra, como músicas de fundo.

3 — Beredicto

  • Experiência automobilística focada no realismo, para os adeptos do realismo — portanto se os “nerdos” mais reBoltados se quiserem fazer ouvir neste sector, existe uma secção de comentários, mas por favor sejam simpáticos ;)
  • PossiBelmente, uma das mais interessantes e ambiciosas experiências online, para muitos jogadores em simultâneo – requer criação de conta;
  • Opções de configuração dos mais pequenos detalhes, como a força do vento ou visualização das “Forças motoras” ligadas ao automóvel;
  • Até 11 carros em pista (20 numa versão comprada) controlados pelo computador offline;
  • Automóveis, licenciados ou não, são deBeras carismáticos e distintos;
  • VW Scirocco: coming soon!

  • Sem suporte para carros controlados por computador, com funcionalidade de vento activada – pelo menos na Demo;
  • Muito pouco convidativo a iniciados… mesmo MUITO!